A Volkswagen investe forte na eletrificação desde o lançamento da plataforma de veículos elétricos MEB e a família ID. Mas durante o processo de transição energética a estratégia vem sendo revista e a agora a marca alemã começa a adotar uma posição mais conservadora, afirmando que os motores a combustão ainda têm um papel a cumprir.
Recentemente, em uma entrevista para a revista alemã Auto Motor und Sport, o diretor de desenvolvimento da Volkswagen, Kai Grünitz, assume que os motores a combustão permanecerão no mercado por enquanto.
Na verdade, o executivo da montadora alemã disse que uma mudança rápida para carros elétricos pode sobrecarregar os clientes:
"Para nós, é importante não sobrecarregar os clientes dando passos muito rápidos na mobilidade elétrica. É por isso que nossos motores a combustão fazem sentido"
Diferente de montadoras mais novas já baseadas em veículos eletrificados, ou NEVs (carros elétricos e híbridos plug-in), como Tesla e BYD, por exemplo, marcas tradicionais ainda dependem dos carros a combustão para financiar sua transição energética.
"Com os concorrentes, você pode ver que o foco em carros baratos com propulsão elétrica significa que eles não ganham dinheiro. A transformação é um processo lento", diz Grünitz.
Nessas montadoras, como a Volkswagen, aproveitar a experiência de décadas com a produção de carros a combustão e transportar isso para os carros elétricos leva um tempo, segundo o executivo. E nessa fase de transição, os modelos a combustão ainda podem desempenhar seu papel, tudo isso enquanto a infraestrutura de carregamento tem tempo para se desenvolver.
Por fim, Grünitz falou em uma redução no ritmo de crescimento das vendas de carros elétricos, o que pode ser verdade em alguns mercados, mas não em termos globais. Ele também destaca que a indústria começou desenvolvendo carros elétricos com aparência futurista, mas que eles voltaram a ser clássicos novamente.
Um exemplo disso é a própria Volkswagen, que apresentou o conceito ID.2all, em oposição ao estudo anterior ID. Life, que não agradou ao público. O ID.2all é a prévia do próximo carro elétrico compacto/médio da marca, uma espécie de Golf elétrico, que, inclusive, pode ser fabricado no Brasil a partir de 2026.
"O ID.2all vai nessa direção, embora em um segmento diferente. Ele tem uma aparência muito mais clássica do que nossos modelos ID. Temos recebido um feedback muito positivo da mídia e dos clientes. As massas podem se identificar com esse projeto um pouco mais conservador", diz Grünitz.
Fonte: Ecomento
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