O novo Volvo EX30 já tem mais de 1.000 unidades reservadas no Brasil. Lançado há cinco dias, o SUV elétrico, que é o modelo mais acessível da Volvo, custa entre R$ 219.950 e R$ 279.950 e já se revela um sucesso de vendas, superando as previsões da marca sueca.
Disponível em pré-venda desde a estreia oficial, o Volvo EX30 é o lançamento mais importante da marca nos últimos tempos e surpreendeu pelo preço inicial, que colocará o SUV compacto na rota de modelos elétricos de marcas generalistas e até SUVs com motores a combustão, como o Jeep Compass, por exemplo.
Em comunicado, a Volvo informa que já foram comercializadas mais de mil unidades, sendo que 90% dos compradores do EX30 são clientes novos para a marca sueca.
“O EX30 é uma aposta muito grande da Volvo para os próximos anos e esses primeiros dias de pré-venda deixam muito clara a aceitação do mercado. Conseguimos criar uma conexão com uma fatia de mercado que, antes da chegada do EX30, via a possibilidade de ter um Volvo como algo um pouco mais distante”, destaca Marcelo Kronemberger, diretor comercial da Volvo Car Brasil.
São dados interessantes e mostram que o novo modelo elétrico, ainda que inicialmente, está cumprindo sua missão de trazer novos clientes para a marca, ampliando sua participação de mercado.
Considerando as quatro opções disponíveis, até o momento o versão Ultra tem sido a mais procurada, respondendo por mais da metade do volume dos novos pedidos. O Vapour Grey e o Onyx Black têm sido as cores mais solicitadas. Na cabine, o acabamento preferido do público brasileiro tem sido a Indigo.
Com proposta mais jovem que os SUVs maiores da Volvo, o novo EX30 tem mais da metade dos compradores com menos de 45 anos - número que nunca foi superior a 40% nos outros modelos.
Versão | Bateria | Alcance | Preço |
Core Singe Engine | 51 kWh | 344 km (WLTP) | R$ 219.950 |
Core Single Engine Extended Range | 69 kWh | 480 km (WLTP) | R$ 239.950 |
Plus Single Engine Extended Range | 69 kWh | 480 km (WLTP) | R$ 264.950 |
Ultra Single Engine Extended Range | 69 kWh | 480 km (WLTP) | R$ 279.950 |
Compartilhando a mesma plataforma SEA do Grupo Geely, o EX30 mede 4,23 metros e tem distância entre eixos de 2,65 metros, mesmo porte de SUVs compactos, mas com espaço interno mais amplo, mérito da arquitetura elétrica dedicada.
Comprimento | 4.233 mm |
Largura | 1.837 mm |
Altura | 1.549 mm |
Entre-eixos | 2.650 mm |
Porta-malas | 318 a 904 litros |
Todas as versões são equipadas com o motor elétrico traseiro de 272 cv de potência e 343 Nm de torque, que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos na versão de entrada e 5,3 segundos para os modelos Extended Range - a velocidade máxima é de 180 km/h para todas as versões.
São duas opções de baterias: 51 kWh LFP ou 69 kWh NMC, dependendo da necessidade de utilização do veículo, o que pode resultar em uma autonomia de aproximadamente 340 ou 470 quilômetros pelo padrão WLTP, respectivamente.
Com potência de carregamento similar ao dos irmãos maiores, o EX30 pode atingir até 153 kW, na versão superior, o que é suficiente para recarregar sua bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv