Se você está no grupo que rapidamente está diminuindo de pessoas que ainda subestimam os fabricantes chineses de automóveis, você provavelmente precisa de encarar a realidade, e o mais novo lançamento da BYD é uma boa referência.
A maior fabricante de veículos elétricos da China lançou oficialmente o Yangwang U8 Premium Edition na China, após uma prévia no início deste ano. Comercializado sob a submarca de luxo Yangwang da BYD, o U8 é um SUV de luxo off-road de US$ 150.000 que apresenta um sofisticado sistema híbrido plug-in de quatro motores, fornecendo até 1.200 cavalos de potência.
Graças ao controle independente de vetorização de torque nas quatro rodas habilitado pela plataforma e4 do Yangwang U8, o enorme SUV é capaz de realizar curvas em 360º em qualquer terreno, continuar rodando após um pneu furar e até flutuar na água por curtos períodos de tempo.
Sim, você leu certo, este enorme SUV que tem 5,32 metros de comprimento e pesa cerca de 3.460 kg pode flutuar por até 30 minutos e se mover a uma velocidade de 2,9 km/h acelerando e virando as rodas. Ele também pode fazer curvas enquanto flutua.
Dito isso, a BYD observa que a função de flutuação de emergência é uma "função de emergência acionada passivamente" projetada para inundações repentinas ou obstáculos aquáticos fora de estrada, e aconselha os usuários a não tentarem a menos que seja absolutamente necessário. Uma vez acionada, o veículo precisa ser levado à fábrica para uma verificação completa.
Continuando, o BYD Yangwang U8 parece ter sido projetado com o objetivo de reunir o máximo de superlativos possível.
Por exemplo, ele tem uma autonomia de direção combinada de até 1.000 km com a bateria completa e um tanque de combustível de 75 litros, eliminando a ansiedade de autonomia. Como o U8 é um veículo elétrico de alcance estendido (EREV), o trem de força também inclui um motor a gasolina de quatro cilindros turboalimentado de 2,0 litros que funciona como um gerador de energia para a bateria.
A bateria BYD Blade tem química LFP e uma capacidade de 49 kWh, proporcionando uma autonomia totalmente elétrica de 180 km sob o ciclo CLTC. A bateria é integrada ao chassi usando a tecnologia Cell-to-Chassis (CTC) da BYD. O carregamento da bateria de 30% a 80% leva apenas 18 minutos ao usar um carregador rápido de corrente contínua (com taxas de até 110 kW).
A bateria também oferece capacidade de veículo para carga (V2L) de 6 kW, o suficiente para alimentar dispositivos eletrônicos e equipamentos de alta potência por até 25 horas; uma fonte de alimentação de 2,2 kW a bordo de 220V também é oferecida.
São quatro motores elétricos (dois em cada eixo), com 220-240 kW de potência e 320-420 Nm de torque cada, o equivalente a 1.200 cavalos de potência e 103,5 kgfm de torque, o que não é nada desprezível. - foi anunciado que todos os modelos da submarca terão um powertrain com quatro motores elétricos. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,6 segundos enquanto a velocidade máxima é limitada a 200 km/h.
Além da plataforma e4, o Yangwang U8 deve muito de sua capacidade ao Sistema de Controle Hidráulico Inteligente DiSus-P. Como o nome sugere, esse sistema garante controle contínuo de amortecimento e ajusta a rigidez do amortecimento.
Ele reduz a inclinação do veículo e o risco de capotagem em curvas de alta velocidade, reduz a inclinação durante aceleração ou frenagem e protege o veículo de danos em condições de estrada desafiadoras.
O sistema oferece 150 mm entre a altura mínima e máxima do solo e a BYD afirma que ele é certificado para até 300.000 elevações. Outra aplicação interessante é o nivelamento com um clique ao acampar e um recurso de carga de fácil acesso.
Isso nos leva à capacidade off-road do BYD Yangwang U8, e a primeira coisa que você precisa saber é que o SUV de luxo tem construção de carroceria sobre chassi, então merece ser chamado de veículo off-road.
Com a suspensão na configuração mais alta, o U8 pode atravessar água até 1 metro de profundidade sem snorkel e oferece ângulos de off-road sérios: 36,5° (entrada), 35,4° (saída) e 25,5° (ângulo de rampa). Os ângulos de entrada e saída são significativamente melhores do que os 31° e 30° do Mercedes-Benz Classe G, respectivamente, enquanto o ângulo de rampa é apenas 0,5° menor.
Para ter uma ideia do que o Yangwang U8 pode fazer fora de estrada, a BYD afirma que é o primeiro veículo eletrificado produzido em massa a conquistar o Pico Bilutu, a maior duna de areia estacionária do mundo - também conhecida como o "Everest do Deserto" - com 487 metros de altura. O veículo oferece 15+1 modos off-road, então é seguro dizer que ele pode se adaptar a praticamente qualquer terreno.
A festa de tecnologia do U8 Premium Edition continua com o Yangwang Pilot ADAS, que consiste em 38 sensores, incluindo 3 unidades LiDAR, 5 radares de ondas milimétricas, 14 sensores ultrassônicos e 16 câmeras. Junto com dois processadores de direção inteligente NVIDIA Drive Orin com poder computacional combinado de até 508 TOPS, o ADAS permite Assistência de Condução em Rodovias (HDA), Piloto de Navegação Urbana e Estacionamento Autônomo.
No total, há mais de 30 recursos de ADAS de Nível 2, incluindo Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e Assistência de Estacionamento Automático (APA). Vale a pena notar que as funcionalidades de Assistência de Condução em Rodovias, Piloto de Navegação Urbana e Cockpit Inteligente estarão disponíveis por meio de atualizações futuras de software via over-the-air (OTA).
No interior, o U8 Premium Edition apresenta um cockpit de duas camadas com um Display Central Curvado Galaxy OLED de 12,8 polegadas, duas telas longitudinais de 23,6 polegadas para o motorista e passageiro dianteiro, duas telas adicionais para os passageiros traseiros e uma tela menor no console entre os bancos traseiros. Um Head-Up Display de Realidade Aumentada de 70 polegadas, controle de voz inteligente e três pontos de carregamento sem fio com suporte a carregamento rápido de 50W também fazem parte do pacote.
Quanto à parte de luxo, as fotos fazem justiça à cabine; basta dizer que apresenta bancos de couro Nappa de alta qualidade com reforço inteligente e massagem com pedras quentes de matriz de 10 pontos, madeira de Sapele da África, um sistema de áudio de alta qualidade Dynaudio Evidence Series com som surround Dolby Atmos 7.1.4, teto solar estrelado rítmico e um refrigerador.
Levando tudo isso em consideração, não é surpreendente que o BYD Yangwang U8 Premium Edition seja o veículo elétrico produzido em massa mais caro da China, com um preço de $150.000 (1.098.000 yuan).
Logo após ser revelado em maio, a BYD confirmou que trará o modelo para o Brasil. O anúncio foi feito em sua conta oficial no Instagram ao afirmar "Estamos trazendo o U8 ao Brasil". Como seu preço é de cerca de 150.000 dólares na China, que em conversão direta equivale a mais de R$ 740 mil, não é nada arriscado dizer que o novo U8 pode custar R$ 1 milhão aqui no Brasil.
Fonte: BYD via CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia