A Stellantis finalizou a análise de 24 famílias de motores em carros europeus comercializados desde 2014, o que representa um total de 28 milhões de veículos em circulação.
Segundo informado pela empresa, após meses de avaliações em seus centros técnicos em toda a Europa, esses motores estão prontos para adotar o combustível sintético avançado sem a necessidade de qualquer modificação no sistema de propulsão. Os testes foram conduzidos utilizando eFuels alternativos fornecidos pela Aramco.
O chamado e-fuel de baixa emissão de carbono é um combustível sintético gerado pela reação entre o CO2, capturado diretamente da atmosfera ou de uma instalação industrial, e hidrogênio renovável. O uso de eFuel de baixa emissão de carbono tem o potencial de reduzir as emissões de dióxido de carbono dos veículos de combustão interna existentes em pelo menos 70% ao longo de seu ciclo de vida, quando comparado com combustíveis tradicionais.
O combustível sintético é parte do plano estratégico de longo prazo, o Dare Forward 2030, onde a Stellantis tem como meta reduzir pela metade sua pegada de carbono até 2030, em comparação com as métricas de 2021, e atingir a neutralidade de carbono até 2038. No entanto, a regulamentação dos combustíveis sintéticos ainda está em discussão na União Europeia.
PlataformaBio-Hybrid - Stellantis
Por sua vez, a Stellantis estima que a adoção de eFuels de baixa emissão de carbono em até 28 milhões de seus veículos europeus poderá reduzir até 400 milhões de toneladas de CO2 na Europa entre 2025 e 2050.
Os testes dos eFuels alternativos da Stellantis abrangem as emissões do escapamento, a capacidade de partida, a potência do motor, a confiabilidade a longo prazo, a diluição do óleo, o tanque de combustível, as linhas e os filtros de combustível, bem como o desempenho do combustível em temperaturas extremamente frias e quentes.
A Aramco está atualmente colaborando em duas instalações de demonstração para explorar a produção de combustíveis sintéticos com baixa emissão de carbono. Na Arábia Saudita, a Aramco e a ENOWA (Neom Energy and Water Company) estão trabalhando juntas para demonstrar a produção de gasolina sintética para veículos leves.
Enquanto isso, em Bilbau, Espanha, a Aramco e a Repsol estão investigando a produção de diesel sintético e combustível de aviação com baixo teor de carbono para automóveis e aeronaves.
Além disso, a Aramco está colaborando com equipes de corridas para testar e demonstrar ainda mais o potencial dos combustíveis de baixa emissão de carbono como uma solução imediata para a redução das emissões de carbono dos veículos com motores de combustão interna.
Fonte: Stellantis
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv