Algumas áreas dos Estados Unidos surpreendem quando se trata da taxa de adoção de carros elétricos e híbridos plug-in, superando em muito a média nacional.
De acordo com os dados do National Renewable Energy Laboratory (NREL) de dezembro de 2022 - destacados pelo Escritório de Tecnologias de Veículos do Departamento de Energia (DOE) - em quatro condados, a penetração do mercado de veículos elétricos leves totalmente elétricos e híbridos plug-in ultrapassa 30%.
Os quatro estão na Califórnia. O primeiro é o condado de Santa Clara, com 35% de carros recarregáveis registrados entre os veículos do ano-modelo 2022. O próximo é o condado de Marin, com 34%, seguido pelos condados de Alameda e San Mateo, com 32% cada.
Penetração do mercado de veículos elétricos leves por condado, 2022
Fora da Califórnia, houve alguns lugares onde a participação ultrapassou 20%. Por exemplo, 22% foram observados no condado de Boulder, Colorado, e no condado de San Juan, Washington. Essa é uma participação de mercado bastante significativa. Está muito acima da média.
No geral, no final de 2022, havia apenas cerca de 100 condados onde a penetração do mercado de veículos elétricos era de 10% ou mais.
Como sabemos que o mercado está crescendo muito rápido - só os carros totalmente elétricos subiram 67% na comparação ano a no e nos primeiros sete meses do ano, para mais de 650 mil emplacamentos -, esses números devem aumentar gradualmente.
No entanto, quando se trata de distribuição geográfica, provavelmente não há nada que possa ser feito. Espera-se que a eletrificação aconteça muito mais rápido em algumas áreas - geralmente os estados mais ricos, com boa infraestrutura de carregamento e alguns incentivos - do que em outras.
Há uma situação semelhante na Europa, onde a participação de mercado é muito maior em alguns países (a Noruega está em 90% ou mais) do que a média, e no final da lista, alguns países estão lutando para chegar a cerca de 9% de participação.
Será interessante ver se a eletrificação das picapes ajudará a espalhar a alta participação de mercado pelo país ainda nesta década.
Fonte: energy.gov
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv