A Toyota tem grandes planos para sua futura linha de carros elétricos e certificou-se de que o mundo está ciente disso ao fazer vários anúncios nos últimos meses.
A montadora japonesa disse no início deste ano que pretendia lançar 10 novos veículos elétricos a bateria até 2026, quando sua produção anual de veículos elétricos deverá atingir 1,5 milhão.
A empresa apresentou uma prévia de mais de uma dúzia de veículos elétricos da Toyota e da Lexus em dezembro de 2021, mas ainda não se sabe quantos desses conceitos chegarão à produção.
De acordo com o site Best Car e um recente registro no escritório de patentes dos EUA, a Toyota pode estar trabalhando em um pequeno veículo elétrico - o menor ainda em sua linha bZ de veículos elétricos. Na reportagem da Best Car, afirma-se que a Toyota está desenvolvendo o carro elétrico barato com a Suzuki, especialista em carros pequenos que precisa urgentemente de VEs em sua linha.
O relatório não cita uma fonte, mas observa que a Toyota e a Suzuki estão trabalhando arduamente no desenvolvimento do inédito carro elétrico com o objetivo de lançá-lo em 2025. A Best Car estima que a novidade terá um tamanho semelhante ao Toyota Aygo X que está atualmente à venda na Europa.
Você deve se lembrar que entre os 15 conceitos de veículos elétricos que a Toyota antecipoi no final de 2021, havia um rotulado como "pequeno crossover elétrico bZ", que na verdade se parecia muito com o Aygo X. Há uma chance de que esse conceito antecipe o futuro EV pequeno que a Toyota e a Suzuki estão supostamente desenvolvendo.
Mas por que a Suzuki? Para começar, a Toyota e a Suzuki já têm uma parceria para desenvolver veículos elétricos compactos e, no ano passado, anunciaram que iriam solidificá-la. As duas empresas também estão envolvidas em um projeto conjunto para desenvolver uma nova plataforma de VE para uma série de minivans elétricas, anunciada em maio de 2023.
Atualmente, a Suzuki não tem veículos elétricos em sua linha, mas apresentou seu primeiro veículo elétrico em janeiro de 2023 com o conceito de crossover eVX. A montadora japonesa é a líder global em carros compactos, com 1,31 milhão de unidades vendidas em 2022, de acordo com a JATO Dynamics.
De volta ao projeto do carro elétrico compacto, vale a pena observar que a Toyota registrou o nome "FT-3e" no USPTO na semana passada, de acordo com uma nova postagem nos Fóruns bZ. A marca usou o prefixo "FT" - que é um acrônimo para Future Toyota - para veículos conceituais no passado, o que provavelmente significa que FT-3e é o nome de um conceito.
É difícil dizer qual veículo futuro o conceito FT-3e irá antecipar, mas a última letra do nome pode sugerir que ele será totalmente elétrico. Quanto ao "3" no nome, ele pode sugerir seu tamanho, ou seja, o fato de ser menor que o Toyota bZ4X.
Esperamos saber mais sobre o conceito FT-3e da Toyota no Japan Mobility Show, que começa em 26 de outubro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão