Perua elétrica chinesa Nio ET5 Touring recebe 5 estrelas no Euro NCAP
Versão pensada para o mercado europeu oferece excelente nível de proteção para adultos e crianças
A Nio ET5 Touring alcançou a maior pontuação no programa de avaliação de desempenho de segurança Euro NCAP. O desempenho em segurança desta perua elétrica é equivalente ao do ET5 liftback testado anteriormente pelo órgão europeu.
O Euro NCAP é o programa de avaliação de desempenho com a classificação de segurança mais famosa e respeitada do mundo. É composto por rigorosos testes de segurança para ocupantes adultos, ocupantes infantis, pedestres e assistência à segurança. A segurança do veículo é avaliada em uma escala de 0% a 100% em cada um dos testes. Em seguida, a porcentagem é convertida em estrelas, onde a nota mais baixa determina o resultado final.
O Euro NCAP adicionou a avaliação da perua ao protocolo dos testes já realizados pelo ET5 liftback. Como resultado, a classificação do Euro NCAP para o modelo ET5 pode ser aplicada aos tipos de carroceria liftback e perua (estate).
O Nio ET5 também obteve a maior nota em segurança de ocupantes adultos entre os carros testados em 2023. Ele marcou 96% nessa categoria, superando o Nio EL7 e o Lexus RZ. A segurança para ocupantes infantis do Nio ET5 é de 85%, um pouco menor que o resultado do Lexus RZ. Representantes do Euro NCAP destacaram que "A cabine de passageiros do ET5 permaneceu estável no teste de colisão frontal. A proteção da unidade de teste do motorista foi boa em todas as áreas críticas do corpo".
Galeria: Nio ET5 Touring (DE)
O ET5 marcou 83% na categoria de segurança para pedestres, principalmente devido às colunas do para-brisa rígidas, que resultaram em um desempenho fraco durante a colisão com um ciclista. O desempenho da assistência à segurança do Nio ET5 é de 81%.
Baseado na plataforma NT2, a perua elétrica mede 4.790 mm, tem distância entre-eixos de 2.888 mm, altura de 1.499 mm e largura de 1.960 mm são idênticas. Isso faz com que a ET5 Touring seja cerca de oito centímetros mais longa que a BMW Série 3 Touring.
Para comparação, o modelo é 8 mm mais longo, 34 mm mais largo e 50 mm mais alto que o Audi RS4 Avant. O trem de força do Nio ET5 Touring é composto por dois motores elétricos com uma potência total de 490 cv. Ele oferece duas opções de bateria: 75 kWh e 100 kWh.
Recém-lançado na Europa, a ET5 Touring já faz sucesso na China: a perua superou o ET5 liftback convencional, com 4.083 unidades vendidas em agosto, em comparação com 2.882 unidades do ET5 liftback.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Sistema de troca de baterias da NIO tem planos de expansão global
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
A revolução da bateria finalmente chegou
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
NIO promete novos veículos elétricos com preço competitivo em breve