A Toyota trabalhará em parceria com a empresa petrolífera Idemitsu no desenvolvimento de sua bateria de estado sólido. Ao unir forças, as duas empresas japonesas querem lançar uma bateria de estado sólido (SSB) no mercado entre 2027 e 2028, como a Toyota antecipou em junho de 2023.
A Idemitsu está envolvida na pesquisa de baterias de estado sólido desde 2001, enquanto a Toyota começou em 2006. A parceria concentra-se em eletrólitos sólidos de sulfeto, que, segundo a Toyota, oferecem alta capacidade de armazenamento e desempenho sólido, sendo particularmente adequados para produção em massa.
A empresa japonesa já acumulou experiência em uma planta piloto para a produção de lítio de sulfeto, um precursor dos eletrólitos sólidos, usando subprodutos de suas refinarias de petróleo.
Na primeira fase, o desenvolvimento de eletrólitos sólidos de sulfeto será acelerado, e os preparativos para uma grande planta piloto da Idemitsu serão feitos. Na segunda fase, a Idemitsu colocará essa planta piloto em operação, enquanto a Toyota avançará no desenvolvimento de BES e veículos elétricos compatíveis. Na terceira fase, os parceiros investigarão as possibilidades de produção em massa.
O CEO da Toyota, Koji Sato, afirmou que as duas empresas estão "unindo seus esforços separados para produzir novos materiais em massa e estabelecer uma cadeia de suprimentos para eletrólitos sólidos, que é a chave para a comercialização de baterias de estado sólido".
"Inicialmente, entre 2027 e 2028, começaremos a produzir baterias de estado sólido para uso em veículos elétricos a bateria. Então, estabeleceremos as bases para a produção em massa."
De acordo com Sato, as baterias de estado sólido podem oferecer tempos de carregamento mais curtos, maior autonomia e maior capacidade, além de alta estabilidade. Elas têm o potencial de atender a uma variedade de requisitos, desde alto desempenho, como em carros esportivos, até recargas frequentes, como em alguns veículos utilitários.
Um desafio a ser superado é que a carga e a descarga repetidas da bateria podem causar rachaduras entre os eletrodos e o eletrólito sólido, prejudicando o desempenho da bateria. Toyota e Idemitsu estão trabalhando juntas para encontrar uma solução, com um material resistente a rachaduras já desenvolvido. Esse novo eletrólito sólido será combinado com os materiais das cátodos e ânodos, juntamente com a tecnologia de bateria do grupo Toyota.
Shunichi Kito, CEO da Idemitsu, acrescentou que o objetivo é comercializar as BES em 2027 ou 2028, expressando confiança de que os eletrólitos de sulfeto são a solução mais promissora para desafios como autonomia e tempos de carregamento em veículos elétricos a bateria (BEVs).
Esses eletrólitos são derivados de compostos de enxofre produzidos na fabricação de produtos de petróleo. A Idemitsu já havia identificado a utilidade desses compostos de enxofre no meio dos anos 90 e, por meio de anos de pesquisa, desenvolveu um eletrólito sólido que abre novos horizontes para a mobilidade. Toyota Motor e Idemitsu estão agora unindo suas tecnologias para concretizar a comercialização das baterias de estado sólido.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
Electric Days: veja como conseguir seu ingresso e participar do evento
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
BYD mantém planos de fábrica no México, apesar das eleições nos EUA
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
Leapmotor amplia presença global com estratégia similar à da BYD
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão