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Do petróleo ao carro elétrico: Toyota e Idemitsu fazem parceria para bateria sólida

Eletrólitos são derivados de compostos de enxofre gerados na fabricação de produtos de petróleo

Toyota

A Toyota trabalhará em parceria com a empresa petrolífera Idemitsu no desenvolvimento de sua bateria de estado sólido. Ao unir forças, as duas empresas japonesas querem lançar uma bateria de estado sólido (SSB) no mercado entre 2027 e 2028, como a Toyota antecipou em junho de 2023.

A Idemitsu está envolvida na pesquisa de baterias de estado sólido desde 2001, enquanto a Toyota começou em 2006. A parceria concentra-se em eletrólitos sólidos de sulfeto, que, segundo a Toyota, oferecem alta capacidade de armazenamento e desempenho sólido, sendo particularmente adequados para produção em massa.

toyota idemitsu bateria solida (5)

A empresa japonesa já acumulou experiência em uma planta piloto para a produção de lítio de sulfeto, um precursor dos eletrólitos sólidos, usando subprodutos de suas refinarias de petróleo.

Na primeira fase, o desenvolvimento de eletrólitos sólidos de sulfeto será acelerado, e os preparativos para uma grande planta piloto da Idemitsu serão feitos. Na segunda fase, a Idemitsu colocará essa planta piloto em operação, enquanto a Toyota avançará no desenvolvimento de BES e veículos elétricos compatíveis. Na terceira fase, os parceiros investigarão as possibilidades de produção em massa.

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O CEO da Toyota, Koji Sato, afirmou que as duas empresas estão "unindo seus esforços separados para produzir novos materiais em massa e estabelecer uma cadeia de suprimentos para eletrólitos sólidos, que é a chave para a comercialização de baterias de estado sólido".

"Inicialmente, entre 2027 e 2028, começaremos a produzir baterias de estado sólido para uso em veículos elétricos a bateria. Então, estabeleceremos as bases para a produção em massa."

Galeria: Toyota e Idemitsu - bateria estado sólido

De acordo com Sato, as baterias de estado sólido podem oferecer tempos de carregamento mais curtos, maior autonomia e maior capacidade, além de alta estabilidade. Elas têm o potencial de atender a uma variedade de requisitos, desde alto desempenho, como em carros esportivos, até recargas frequentes, como em alguns veículos utilitários.

Um desafio a ser superado é que a carga e a descarga repetidas da bateria podem causar rachaduras entre os eletrodos e o eletrólito sólido, prejudicando o desempenho da bateria. Toyota e Idemitsu estão trabalhando juntas para encontrar uma solução, com um material resistente a rachaduras já desenvolvido. Esse novo eletrólito sólido será combinado com os materiais das cátodos e ânodos, juntamente com a tecnologia de bateria do grupo Toyota.

Shunichi Kito, CEO da Idemitsu, acrescentou que o objetivo é comercializar as BES em 2027 ou 2028, expressando confiança de que os eletrólitos de sulfeto são a solução mais promissora para desafios como autonomia e tempos de carregamento em veículos elétricos a bateria (BEVs).

Esses eletrólitos são derivados de compostos de enxofre produzidos na fabricação de produtos de petróleo. A Idemitsu já havia identificado a utilidade desses compostos de enxofre no meio dos anos 90 e, por meio de anos de pesquisa, desenvolveu um eletrólito sólido que abre novos horizontes para a mobilidade. Toyota Motor e Idemitsu estão agora unindo suas tecnologias para concretizar a comercialização das baterias de estado sólido.

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