A conferência de resultados do terceiro trimestre de 2023 da Tesla foi naturalmente dominada pela discussão sobre o Cybertruck, com diversos investidores e analistas fazendo principalmente perguntas relacionadas à produção da picape elétrica.
Elon Musk afirmou que deseja "moderar as expectativas em relação ao Cybertruck", observando que "levará de um ano a 18 meses para que ele seja um contribuinte significativo e positivo para o fluxo de caixa". Ele atribuiu a produção lenta às complexidades únicas do produto.
Felizmente, a próxima geração da plataforma da Tesla, que servirá de base para o chamado veículo elétrico de entrada de US$ 25.000 e o robotáxi, será muito mais fácil de ser construída, de acordo com Musk.
Quando questionado se um ramp-up semelhante ao do Cybertruck deveria ser esperado, Musk observou que a plataforma da próxima geração é mais convencional do que o Cybertruck, pois há simplesmente menos novidades no veículo de próxima geração.
"O veículo menor de alto volume e baixo custo é, na verdade, muito mais convencional", disse Musk. "Estamos fazendo tudo o que é possível para simplificar o veículo da próxima geração, a fim de alcançar um nível de unidades por minuto que é inédito na indústria automotiva."
O CEO da Tesla também fez alguns comentários sobre o design do veículo da próxima geração, que ele descreveu como "legal" e "bonito", mas "utilitário".
"Será legal, mas é funcional. Não se destina a impressionar com maravilhas e magia, é para levá-lo do ponto A ao B. Ainda é bonito, mas funcional."
Quando solicitado a fornecer uma atualização sobre o cronograma do veículo da próxima geração, Musk observou que a Tesla não fornecerá informações neste momento.
Curiosamente, a Tesla reiterou seu objetivo de produzir o veículo da próxima geração na nova fábrica Giga México, observando que está trabalhando na infraestrutura e no design da fábrica em paralelo com o desenvolvimento de engenharia do novo produto que será fabricado lá.
A Tesla não mencionou nada sobre seus alegados planos de alterar o local inicial de fabricação do veículo de próxima geração de México para Austin, conforme relatado na biografia de Walter Isaacson sobre Elon Musk.
Elon Musk disse que a Tesla está adotando uma abordagem cautelosa com a nova fábrica. "No México, estamos preparando o terreno para iniciar a construção, mas acho que queremos ter uma ideia de como está a economia global antes de acelerarmos completamente a fábrica no México."
Ele acrescentou que está "preocupado com o ambiente de taxas de juros elevadas em que estamos", observando que, se as taxas de juros permanecerem altas ou aumentarem ainda mais, será ainda mais difícil para as pessoas comprar um carro, já que a maioria dos compradores utiliza alguma forma de financiamento ao adquirir um veículo.
Fonte: Tesla / YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país