Nissan reavalia plano de carro elétrico barato por causa dos chineses
Modelos chineses competitivos forçam japonesa a acelerar projetos de elétricos mais acessíveis
O mercado de carros elétricos está crescendo mais rápido do que as previsões da maioria das montadoras, sobretudo com o avanço dos carros chineses pelo mundo. Essa mudança acendeu o sinal de alerta para fabricantes como a Nissan, que durante o Salão de Tóquio falou sobre os novos planos.
Makoto Uchida, CEO da Nissan, falou sobre o assunto no Japan Mobility Show, afirmando que o mercado de carros elétricos está "se movendo mais rápido" do que as previsões da marca. O executivo enfatizou que a chegada dos carros elétricos chineses de baixo custo está obrigando as empresas ocidentais a reverem seus planos.
"Achávamos que o processo era passo a passo, mas acelerou muito mais rápido", disse. "Os chineses aceleraram isso no mercado e foram além."
Considerando isso, a Nissan está revisando os planos de desenvolvimento para garantir que seus carros elétricos sejam mais baratos e não demorem para chegar ao mercado. O executivo disse ainda que a prioridade passou a ser discussões sobre os preços e análise de preços acessíveis para todos os mercados em que atua.
Embora não tenha dado um prazo para a redução dos preços de seus carros elétricos, Uchida destacou que o custo-benefício e a qualidade continuam sendo pontos importantes que não serão abandonados.
No fim, o executivo disse que a China deu um "alerta" para as montadoras, fazendo com que a Nissan reconsiderasse a maneira como desenvolve veículos elétricos para acompanhar o ritmo e trazer novas tecnologias e modelos ao mercado de forma mais rápida.
Dito isto, o fato é que a Nissan tem muito trabalho pela frente. A montadora japonesa na frente com o Nissan Leaf, um veterano dos carros elétricos modernos e sucesso de vendas, mas a marca foi perdendo o ritmo. O modelo mais recente, Ariya, ainda está engatinhando em vendas e sequer chegou a diversos mercados. E os novos projetos de carros elétricos ainda estão engatinhando...
Com Fábio Trindade do Motor1 Brasil, de Tóquio, Japão
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf
Tesla Cybertruck explode no Trump Hotel em Las Vegas (EUA)
Honda e Nissan anunciam fusão histórica com foco na eletrificação
Kia chama novo EV9 para recall porque esqueceram de prender os bancos
Veja quais são as novidades elétricas da Nissan para 2025
Toyota: sonho do carro a hidrogênio está desaparecendo
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma