Lançado no mês passado, o Volvo EX30 2024 é o veículo elétrico mais acessível da marca e já está disponível em pré-venda com preços a partir de R$ 219.950. Agora, em um evento para a imprensa, a Volvo mostra mais detalhes de seu principal lançamento nos últimos anos e confirma o início de entregas para maio de 2024.
Terceiro modelo totalmente elétrico da Volvo no país, o EX30 vem na sequência da dupla XC40 e C40, baixando o valor de entrada e a proposta de segmento com a missão de alavancar as vendas da montadora sueca alcançando novos públicos, inclusive, trazendo clientes de modelos a combustão, como Jeep Compass, por exemplo.
Neste início, a Volvo também comemora a boa receptividade do SUV elétrico compacto. Segundo a montadora sueca informou, já são quase 2.000 pedidos no Brasil em pouco mais de um mês após o lançamento, a maioria (55%) da versão de topo Ultra.
Conforme dito na apresentação, a Volvo pretende se consolidar como a marca mais reconhecida do país em eletrificação com a ajuda do EX30. Além disso, ele terá a missão de colocar a marca na liderança de vendas do segmento premium - a marca fala em dobrar os volumes de emplacamentos na América Latina.
O Volvo EX30 2024 foi lançado em quatro versões, todas equipadas com o motor elétrico traseiro de 272 cv de potência e 343 Nm de torque, que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos na versão de entrada e 5,3 segundos para os modelos Extended Range - a velocidade máxima é de 180 km/h para todas as versões.
São duas opções de baterias: 51 kWh LFP ou 69 kWh NMC, o que pode resultar em uma autonomia de aproximadamente 340 ou 470 quilômetros pelo padrão WLTP, respectivamente. O EX30 pode atingir potência de carregamento de até 153 kW, dependendo da versão, o que é suficiente para recarregar sua bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos.
Versão | Bateria | Alcance | Preço |
Core Singe Engine | 51 kWh | 344 km (WLTP) | R$ 219.950 |
Core Single Engine Extended Range | 69 kWh | 480 km (WLTP) | R$ 239.950 |
Plus Single Engine Extended Range | 69 kWh | 480 km (WLTP) | R$ 264.950 |
Ultra Single Engine Extended Range | 69 kWh | 480 km (WLTP) | R$ 279.950 |
Compartilhando a mesma plataforma SEA do Grupo Geely com o Smart #1, o EX30 mede 4,23 metros de comprimento e tem distância entre eixos de 2,65 metros. Sob o capô dianteiro, o Volvo EX30 tem um porta-malas de sete litros:
Comprimento | 4.233 mm |
Largura | 1.837 mm |
Altura | 1.549 mm |
Entre-eixos | 2.650 mm |
Porta-malas | 318 a 904 litros |
No interior do novo Volvo EX30 predomina o design minimalista e agradável, mas aqui a simplicidade é ainda maior que na linha XC40. A principal novidade é que não há um painel de instrumentos na frente do motorista, enquanto o destaque fica por conta de uma tela de 12,3 polegadas de alta resolução no centro do painel.
A lista de segurança traz os pacotes de assistência ao motorista e tecnologia Safe Space, que alerta em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motocicletas. Ele é equipado ainda com um novo sistema avançado de alerta de motorista, além de um sensor especial, que fica localizado atrás do volante e é capaz de detectar movimentos.
Como foi dito, as primeiras entregas começam em maio de 2024 e a Volvo disse que ainda não há previsão de chegada para as versões equipadas com tração integral e motor duplo, que entrega 428 cv de potência e 543 Nm de torque, o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos.
Com informações de Thiago Moreno do Motor1 Brasil, de Barcelona (Espanha).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volvo EX30: SUV elétrico tem promoção com condições especiais no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Volvo EX30 avança e chega ao pódio de vendas na Europa e no Brasil