A Toyota reforçou seu plano de expansão de eletrificação ao anunciar um investimento adicional de nada menos que US$ 8 bilhões para sua fábrica de baterias em construção na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, elevando os investimentos totais no local para US$ 13,9 bilhões.
Esse investimento extra representa um aumento de cinco vezes no número de linhas de produção de baterias para veículos elétricos (BEVs) e híbridos plug-in (PHEVs), que passam de duas para dez. Também haverá quatro linhas adicionais para os híbridos (HEVs). A produção começará em 2025 e aumentará gradualmente até atingir a capacidade anual de 30 GWh até 2030.
Conforme um porta-voz da Toyota disse ao Automotive News, será o maior investimento da montadora em um único projeto na América do Norte, no que seria o "epicentro da produção de baterias de íons de lítio na América do Norte", trazendo 3.000 empregos adicionais ao local, elevando o total para 5.000 postos de trabalho.
"O anúncio de hoje reforça o compromisso da Toyota com a eletrificação e a redução de carbono, trazendo empregos e crescimento econômico futuro para a região", disse Sean Suggs, presidente da Toyota na Carolina do Norte. "Estamos entusiasmados em ver a energia e o apoio contínuos desta instalação de fabricação inovadora", acrescentou.
No entanto, mesmo que esteja encorpando seus projetos para carros elétricos a bateria no longo prazo, a Toyota segue com sua "abordagem multi-caminho" e ainda contempla os híbridos e híbridos plug-in. Inclusive, neste primeiro momento a montadora japonesa reviu para baixo as metas de vendas de carros elétricos a bateria de 202.000 para 123.000 para este ano, uma queda de 39%, que será compensada pelo crescimento dos HEVs e PHEVs.
Nesta quarta (1º), a Toyota também anunciou seus resultados financeiros do trimestre, com destaque para as perspectivas de crescimento nas vendas globais para um novo recorde de 11,38 milhões de unidades no ano fiscal que termina em 31 de março de 2024.
No trimestre de julho a setembro, o lucro operacional da Toyota subiu para 1,44 trilhão de ienes (US$ 9,65 bilhões), de 562,7 bilhões de ienes (US$ 3,77 bilhões) no mesmo período do ano anterior. A Toyota obteve uma margem de lucro impressionante de 12,6% no trimestre, acima dos já representativos 6,1% do ano anterior.
Maior montadora do mundo, a Toyota segue na contramão das norte-americanas Ford e GM em termos de metas e investimentos para baterias. As duas empresas anunciaram planos para atrasar a produção de baterias de veículos elétricos nos EUA. A Ford está adiando a produção em sua fábrica de Kentucky, enquanto a GM disse que sua fábrica de células de Ultium no Tennessee entrará em operação em algum momento no início de 2024, em vez de até o final deste ano.
Fonte: Automotive News
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