A Kia apresentou o novo Kia EV9 para os mercados da América Latina. Durante um evento realizado no Chile, a montadora coreana confirmou o lançamento do SUV elétrico de 7 lugares, que é o seu modelo topo de linha, no mercado brasileiro durante o primeiro semestre de 2024.
Baseado na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da empresa-mãe Hyundai Motor Group, o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da Kia apresenta três configurações de powertrain com tecnologia de bateria de quarta geração - ainda não foi anunciado quais versões serão lançadas aqui no Brasil.
A versão de entrada é o Kia EV9 Standard de tração traseira, equipado com uma bateria de 76,1 kWh que alimenta um motor elétrico de 160 kW (218 cv de potência) e 350 Nm de torque. Nesta configuração, o SUV elétrico acelera de 0-100 km/h em 8,2 segundos, de acordo com dados preliminares.
Se a prioridade for autonomia, e não desempenho, o Kia EV9 RWD Long Range possui uma bateria de 99,8 kWh e um motor de 150 kW (204 cv) para um tempo de 0-100 km de 9,4 segundos e um alcance estimado de mais de 541 km no ciclo WLTP quando equipado com rodas de 19 polegadas.
Por fim, a grande bateria também alimenta o Kia EV9 de tração integral, que possui dois motores elétricos que, juntos, fornecem 283 kW (384 cv) e um torque combinado de 600 Nm. Nesta configuração, o SUV elétrico arranca de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos, tempo que é reduzido para 5,3 segundos com o recurso opcional Boost.
O Kia EV9 também vem com a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L), permitindo até 3,68 kW de energia para os usuários carregarem laptops ou usarem equipamentos de acampamento, entre outras coisas.
O SUV elétrico também conta com o sistema Highway Driving Pilot (HDP), que permitirá a condução autônoma de Nível 3 em mercados selecionados, onde as condições permitam. Graças a 15 sensores, incluindo dois Lidars, o HDP será capaz de procurar e detectar objetos em um campo de visão completo de 360 graus para evitar possíveis colisões. O HDP estará disponível no modelo EV9 GT-Line no futuro.
Em termos de tamanho, o EV9 mede 5.010 mm de comprimento, 1.980 mm de largura e 1.755 mm de altura, enquanto a distância entre eixos é de respeitáveis 3.100 mm. As dimensões generosas se traduzem em um interior espaçoso que oferece três fileiras de assentos com configurações de seis e sete lugares.
O Kia EV9 oferece quatro opções de assentos na segunda fila, incluindo bancos de 3 lugares, do tipo básico, do tipo relaxamento (os bancos da primeira e segunda fileiras se reclinam juntos quando o SUV está carregando) e assentos independentes de dois lugares do tipo giratório (eles giram 180 graus para enfrentar a terceira fila).
A Kia diz que o EV9 tem um coeficiente aerodinâmico de 0,28, alcançado através da implementação de recursos avançados, como uma cobertura sob a carroceria esculpida em 3D, rodas aerodinâmicas (19, 20 e 21 polegadas) e cortinas de ar inovadoras integradas ao para-choque dianteiro.
Durante o evento no Chile, a Kia confirmou a vinda do Kia EV9 ao Brasil no primeiro semestre de 2024, portanto, daqui a alguns meses. No entanto, o cronograma da Kia sempre foi impreciso e com constantes adiamentos por aqui, o que já verificamos em casos de modelos como o EV6, que já roda há um bom tempo em testes de homologação no país e deveria ter sido lançado neste semestre.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Kia dará desconto para os novos EV6 ou EV9 se você for dono de um Tesla
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Kia EV5 e EV9 são apresentados no Brasil pela 1ª vez; estreia será em 2024
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Em breve no Brasil, Kia EV9 é sucesso com mais de 50 mil unidades vendidas