Kia EV9: SUV elétrico de 7 lugares será lançado no Brasil em 2024
Modelo topo de linha tem arquitetura elétrica de 800 volts e autonomia de 497 km pelo ciclo WLTP
A Kia apresentou o novo Kia EV9 para os mercados da América Latina. Durante um evento realizado no Chile, a montadora coreana confirmou o lançamento do SUV elétrico de 7 lugares, que é o seu modelo topo de linha, no mercado brasileiro durante o primeiro semestre de 2024.
Baseado na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da empresa-mãe Hyundai Motor Group, o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da Kia apresenta três configurações de powertrain com tecnologia de bateria de quarta geração - ainda não foi anunciado quais versões serão lançadas aqui no Brasil.
A versão de entrada é o Kia EV9 Standard de tração traseira, equipado com uma bateria de 76,1 kWh que alimenta um motor elétrico de 160 kW (218 cv de potência) e 350 Nm de torque. Nesta configuração, o SUV elétrico acelera de 0-100 km/h em 8,2 segundos, de acordo com dados preliminares.
Galeria: Kia EV9 2024
Se a prioridade for autonomia, e não desempenho, o Kia EV9 RWD Long Range possui uma bateria de 99,8 kWh e um motor de 150 kW (204 cv) para um tempo de 0-100 km de 9,4 segundos e um alcance estimado de mais de 541 km no ciclo WLTP quando equipado com rodas de 19 polegadas.
Por fim, a grande bateria também alimenta o Kia EV9 de tração integral, que possui dois motores elétricos que, juntos, fornecem 283 kW (384 cv) e um torque combinado de 600 Nm. Nesta configuração, o SUV elétrico arranca de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos, tempo que é reduzido para 5,3 segundos com o recurso opcional Boost.
O Kia EV9 também vem com a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L), permitindo até 3,68 kW de energia para os usuários carregarem laptops ou usarem equipamentos de acampamento, entre outras coisas.
O SUV elétrico também conta com o sistema Highway Driving Pilot (HDP), que permitirá a condução autônoma de Nível 3 em mercados selecionados, onde as condições permitam. Graças a 15 sensores, incluindo dois Lidars, o HDP será capaz de procurar e detectar objetos em um campo de visão completo de 360 graus para evitar possíveis colisões. O HDP estará disponível no modelo EV9 GT-Line no futuro.
Em termos de tamanho, o EV9 mede 5.010 mm de comprimento, 1.980 mm de largura e 1.755 mm de altura, enquanto a distância entre eixos é de respeitáveis 3.100 mm. As dimensões generosas se traduzem em um interior espaçoso que oferece três fileiras de assentos com configurações de seis e sete lugares.
O Kia EV9 oferece quatro opções de assentos na segunda fila, incluindo bancos de 3 lugares, do tipo básico, do tipo relaxamento (os bancos da primeira e segunda fileiras se reclinam juntos quando o SUV está carregando) e assentos independentes de dois lugares do tipo giratório (eles giram 180 graus para enfrentar a terceira fila).
A Kia diz que o EV9 tem um coeficiente aerodinâmico de 0,28, alcançado através da implementação de recursos avançados, como uma cobertura sob a carroceria esculpida em 3D, rodas aerodinâmicas (19, 20 e 21 polegadas) e cortinas de ar inovadoras integradas ao para-choque dianteiro.
Durante o evento no Chile, a Kia confirmou a vinda do Kia EV9 ao Brasil no primeiro semestre de 2024, portanto, daqui a alguns meses. No entanto, o cronograma da Kia sempre foi impreciso e com constantes adiamentos por aqui, o que já verificamos em casos de modelos como o EV6, que já roda há um bom tempo em testes de homologação no país e deveria ter sido lançado neste semestre.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Kia dará desconto para os novos EV6 ou EV9 se você for dono de um Tesla
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Kia EV5 e EV9 são apresentados no Brasil pela 1ª vez; estreia será em 2024
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Em breve no Brasil, Kia EV9 é sucesso com mais de 50 mil unidades vendidas