O Dacia Spring foi uma pequena grande revolução, não apenas para a marca do Grupo Renault, mas para o mundo dos carros elétricos. Nunca antes um modelo movido a bateria havia tido um preço tão baixo: 19.900 euros (R$ 104.000) no lançamento (2020), depois aumentado para os atuais 21.400 euros (R$ 112.500), ainda bom o suficiente para mantê-lo como o carro elétrico mais barato do mercado.
Agora, o primeiro carro elétrico da marca está prestes a passar por uma reformulação, conforme anunciado há mais de um ano pelo CEO do Grupo Renault (do qual a Dacia faz parte), Luca De Meo. A chegada do novo Dacia Spring está programada para 2024, com inovações estéticas e técnicas que antecipamos hoje com nosso render exclusivo.
Uma das principais mudanças estilísticas do novo Dacia Spring será na dianteira, onde serão encontrados alguns elementos já presentes na geração atual e outros prontos para aterrissar no restante da linha, incluindo o novo Duster.
Assim, a grade fina manterá o novo logotipo da Dacia no centro, perfeitamente integrado às faixas horizontais que o compõem. Nas laterais, haverá luzes diurnas de LED com um design completamente novo, mais fino e mais atraente. Embora o Dacia Spring seja atualmente atraente por seu preço, o mesmo não pode ser dito de seu estilo um tanto "anônimo".
Quanto ao resto, o pequeno carro elétrico será atualizado em vários detalhes da carroceria, que manterá o layout de crossover com proteções plásticas e barras de teto. Em termos de dimensões, não se espera que o Spring renovado cresça muito em relação aos seus atuais 3,73 metros.
Mecanicamente, espera-se que o novo Dacia Spring seja baseado na plataforma CMF-A EV, descrita por De Meo como "a mais acessível do mundo" e projetada especificamente para carros elétricos. Uma evolução tecnológica da atual CMF-A, que é mais segura e mais avançada. No entanto, o layout mecânico permanecerá o mesmo da geração atual, com tração dianteira e pacote de baterias sob o assoalho.
Espera-se que a potência do motor - atualmente com 45 ou 65 cv, dependendo do nível de acabamento - e a capacidade da bateria (agora com 27,4 kWh) aumentem significativamente, mas sem exageros, para aumentar a autonomia sem sobrecarregar o peso e o custo. De fato, o novo Spring manterá um espírito puramente urbano, podendo assim dispensar dados técnicos particularmente "agressivos". Até porque o foco será mais uma vez o preço, que deve ser mantido o mais baixo possível para enfrentar a concorrência do recém-chegado Citroen e-C3.
É exatamente por isso que a tecnologia de bordo também poderia receber uma atualização, com um novo monitor de informação e entretenimento - derivado do que existe no restante da linha - bem como materiais e montagem mais refinados.
O último elemento diz respeito à fábrica: por enquanto, parece que o Grupo Renault pretende manter a produção na fábrica chinesa de Shiyan, de propriedade da joint venture entre a Dongfeng, a Renault e a Nissan.
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