A Volvo apresentou neste domingo (12) a nova Volvo EM90, uma minivan elétrica de luxo que já está disponível em pré-venda na China. Baseado na plataforma da SEA, da Geely, o novo veículo elétrico estreia no gigante asiático mas deve chegar a outros mercados no futuro.
A designação do modelo EM90 indica que o recém-chegado vai começar no mesmo segmento que o EX90. A Volvo descreve o modelo como a primeira van de luxo da marca. Internacionalmente, os MPV (veículos multiusos) estão se tornando cada vez mais populares, explica a Volvo - especialmente no mercado chinês, onde o recém-chegado será lançado primeiro. Tal como acontece com o EX30 no outro extremo da gama de produtos, a Volvo pretende dirigir-se a novos segmentos de clientes com o EM90.
O MPV de seis lugares é simultaneamente um escritório sobre rodas e uma sala de estar. Em princípio, o design exterior já era familiar a partir de duas imagens publicadas pelo ministério chinês MIIT.
A dianteira mantém o visual da marca com as luzes martelo de Thor. No entanto, o logo da Volvo é iluminado pela primeira vez. E o padrão na grade fechada é inspirado nos arranha-céus. A vista lateral é dominada pelas portas deslizantes com as suas enormes portas de abrir.
A traseira também apresenta as letras Volvo iluminadas e lanternas traseiros em forma de T - estes últimos também a fazer lembrar os arranha-céus. As rodas de 19 ou 20 polegadas parecem bastante pequenas no enorme veículo.
O cockpit inclui uma grande tela sensível ao toque de 15,4" em formato horizontal e um quadro de instrumentos. Os bancos dianteiros estão separados por um console central alto e flutuante com um seletor de câmbio em cristal Orrefors para os modos de condução P, N, R e D.
Um altofalante redondo está encaixado no centro, na parte superior do painel de instrumentos. O painel de instrumentos reflete o tema do arranha-céus da grade e, aparentemente, também é iluminado. Muitas funções podem ser controladas através de um assistente de voz, que é visualizado por um avatar no tela sensível ao toque.
Quase mais importante do que o cockpit, no entanto, é a traseira. Todos os ocupantes têm a sua própria área onde podem utilizar várias funções de entretenimento e conforto individualmente. Estas são controladas através do apoio de braço dos bancos individuais ou através de uma tela tátil com moldura de madeira.
Na segunda fila, existem bancos lounge com almofadas de gravidade zero com 120 milímetros de espessura que oferecem uma função de massagem, ventilação e aquecimento. A terceira fila de bancos é acessível através das portas laterais deslizantes e dos bancos deslizantes da segunda fila. O teto de abrir panorâmico estende-se por todo o interior. Um teto de abrir e vários modos de iluminação, incluindo uma iluminação inspirada nas luzes do norte, criam um ambiente escandinavo.
Existe também uma tela de grandes dimensões (15,6 polegadas) na traseira, montado no teto e destinado à transmissão de vídeo ou a conferências de negócios digitais. O som provém de um sistema áudio Bowers & Wilkins com som 3D e 21 altofalantes. Com o toque de um botão ou comando de voz, o interior também se transforma num quarto. Para além das telas, os bancos, as janelas, o ar condicionado e a iluminação também são personalizados.
Como todos os novos Volvo, o EM90 suporta atualizações over-the-air e uma aplicação transforma o smartphone numa chave digital do veículo. A van dispõe de várias câmaras e sensores de radar para os sistemas de assistência.
A condução é completamente espartana para um veículo tão luxuoso: é um motor de 200 kW (272 cv), presumivelmente o mesmo do EX30 ou dos modelos Smart. O sprint normal demora 8,3 segundos - o que provavelmente ainda é suficiente para os engarrafamentos nas principais cidades da China. Isso torna o carro significativamente menos potente do que seu modelo irmão, o Zeekr 009 com 394 kW. Por falar nisso: a Volvo não indica as dimensões do EM90, mas o 009 mede 5,21 metros e tem 1,85 metros de altura. Com 3,21 metros, a distância entre eixos é ainda maior do que a do EX90 (2,99 metros).
Enquanto o 009 está disponível com uma bateria de 116 ou 140 kWh, apenas a bateria menor é oferecida com o EM90. Esta tem uma autonomia de até 738 km, embora de acordo com a norma chinesa CLTC. O carregamento demora menos de 30 minutos (10-80 por cento); a capacidade máxima de carregamento não é especificada. Tal como o Volvo EX90, o EM90 também permite o carregamento bidirecional: Pode carregar outros carros elétricos e consumidores externos, como bicicletas elétricas, frigoríficos de campismo e afins.
Graças à suspensão pneumática de série, aos pneus de baixo ruído e, segundo a Volvo, ao isolamento acústico e à supressão de ruído de "primeira classe", o automóvel é praticamente silencioso.
A van de luxo está sendo lançada inicialmente no mercado chinês, onde os pedidos já estão abertos. De acordo com o configurador chinês da Volvo, os preços começam nos 818.000 yuan, ou seja, cerca de R$ 550 mil. Juntamente com o EX30, que só será entregue no Brasil no início do ano que vem, e o EX90, cujo lançamento no mercado foi adiado para meados de 2024, é uma das mais recentes peças do jogo de eletrificação da Volvo. A partir de 2030, a montadora, que pertence à Geely, quer oferecer exclusivamente veículos totalmente elétricos.
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