page ad skin

Volvo EM90: minivan elétrica de luxo é revelada em fotos oficiais

Novidade da Volvo já está em pré-venda pelo equivalente a R$ 550 mil

Volvo EM90

A Volvo apresentou neste domingo (12) a nova Volvo EM90, uma minivan elétrica de luxo que já está disponível em pré-venda na China. Baseado na plataforma da SEA, da Geely, o novo veículo elétrico estreia no gigante asiático mas deve chegar a outros mercados no futuro. 

A designação do modelo EM90 indica que o recém-chegado vai começar no mesmo segmento que o EX90. A Volvo descreve o modelo como a primeira van de luxo da marca. Internacionalmente, os MPV (veículos multiusos) estão se tornando cada vez mais populares, explica a Volvo - especialmente no mercado chinês, onde o recém-chegado será lançado primeiro. Tal como acontece com o EX30 no outro extremo da gama de produtos, a Volvo pretende dirigir-se a novos segmentos de clientes com o EM90.

Volvo EM90 (2024): Das Exterieur

Exterior: logo Volvo iluminado pela primeira vez

O MPV de seis lugares é simultaneamente um escritório sobre rodas e uma sala de estar. Em princípio, o design exterior já era familiar a partir de duas imagens publicadas pelo ministério chinês MIIT.

A dianteira mantém o visual da marca com as luzes martelo de Thor. No entanto, o logo da Volvo é iluminado pela primeira vez. E o padrão na grade fechada é inspirado nos arranha-céus. A vista lateral é dominada pelas portas deslizantes com as suas enormes portas de abrir.

Volvo EM90 (2024): Das Exterieur

A traseira também apresenta as letras Volvo iluminadas e lanternas traseiros em forma de T - estes últimos também a fazer lembrar os arranha-céus. As rodas de 19 ou 20 polegadas parecem bastante pequenas no enorme veículo. 

Cockpit com console alto entre os bancos

O cockpit inclui uma grande tela sensível ao toque de 15,4" em formato horizontal e um quadro de instrumentos. Os bancos dianteiros estão separados por um console central alto e flutuante com um seletor de câmbio em cristal Orrefors para os modos de condução P, N, R e D.

Volvo EM90 (2024)

Um altofalante redondo está encaixado no centro, na parte superior do painel de instrumentos. O painel de instrumentos reflete o tema do arranha-céus da grade e, aparentemente, também é iluminado. Muitas funções podem ser controladas através de um assistente de voz, que é visualizado por um avatar no tela sensível ao toque.

Traseira com monitor de grandes dimensões e elegantes bancos individuais

Quase mais importante do que o cockpit, no entanto, é a traseira. Todos os ocupantes têm a sua própria área onde podem utilizar várias funções de entretenimento e conforto individualmente. Estas são controladas através do apoio de braço dos bancos individuais ou através de uma tela tátil com moldura de madeira.

Volvo EM90 (2024): Das Interieur
Volvo EM90 (2024): Das Interieur

Na segunda fila, existem bancos lounge com almofadas de gravidade zero com 120 milímetros de espessura que oferecem uma função de massagem, ventilação e aquecimento. A terceira fila de bancos é acessível através das portas laterais deslizantes e dos bancos deslizantes da segunda fila. O teto de abrir panorâmico estende-se por todo o interior. Um teto de abrir e vários modos de iluminação, incluindo uma iluminação inspirada nas luzes do norte, criam um ambiente escandinavo.

Existe também uma tela de grandes dimensões (15,6 polegadas) na traseira, montado no teto e destinado à transmissão de vídeo ou a conferências de negócios digitais. O som provém de um sistema áudio Bowers & Wilkins com som 3D e 21 altofalantes. Com o toque de um botão ou comando de voz, o interior também se transforma num quarto. Para além das telas, os bancos, as janelas, o ar condicionado e a iluminação também são personalizados.

Como todos os novos Volvo, o EM90 suporta atualizações over-the-air e uma aplicação transforma o smartphone numa chave digital do veículo. A van dispõe de várias câmaras e sensores de radar para os sistemas de assistência.

O mesmo motor de 200 kW do EX30 

A condução é completamente espartana para um veículo tão luxuoso: é um motor de 200 kW (272 cv), presumivelmente o mesmo do EX30 ou dos modelos Smart. O sprint normal demora 8,3 segundos - o que provavelmente ainda é suficiente para os engarrafamentos nas principais cidades da China. Isso torna o carro significativamente menos potente do que seu modelo irmão, o Zeekr 009 com 394 kW. Por falar nisso: a Volvo não indica as dimensões do EM90, mas o 009 mede 5,21 metros e tem 1,85 metros de altura. Com 3,21 metros, a distância entre eixos é ainda maior do que a do EX90 (2,99 metros).

Enquanto o 009 está disponível com uma bateria de 116 ou 140 kWh, apenas a bateria menor é oferecida com o EM90. Esta tem uma autonomia de até 738 km, embora de acordo com a norma chinesa CLTC. O carregamento demora menos de 30 minutos (10-80 por cento); a capacidade máxima de carregamento não é especificada. Tal como o Volvo EX90, o EM90 também permite o carregamento bidirecional: Pode carregar outros carros elétricos e consumidores externos, como bicicletas elétricas, frigoríficos de campismo e afins.

Graças à suspensão pneumática de série, aos pneus de baixo ruído e, segundo a Volvo, ao isolamento acústico e à supressão de ruído de "primeira classe", o automóvel é praticamente silencioso.

Preço na China

A van de luxo está sendo lançada inicialmente no mercado chinês, onde os pedidos já estão abertos. De acordo com o configurador chinês da Volvo, os preços começam nos 818.000 yuan, ou seja, cerca de R$ 550 mil. Juntamente com o EX30, que só será entregue no Brasil no início do ano que vem, e o EX90, cujo lançamento no mercado foi adiado para meados de 2024, é uma das mais recentes peças do jogo de eletrificação da Volvo. A partir de 2030, a montadora, que pertence à Geely, quer oferecer exclusivamente veículos totalmente elétricos.

Galeria: Volvo EM90 (2024)