A GM adquiriu um dos mais conceituados especialistas em fundição de areia do mundo - e um dos parceiros de prototipagem rápida da Tesla - no início deste ano, entrando discretamente no jogo da giga fundição, conforme mostrado em uma apuração da Reuters publicada pela Automotive News.
A Tooling & Equipment International, ou TEI, trabalhou com a Tesla para desenvolver a prototipagem de moldes de gigacasting para o Model Y, Model 3, Cybertruck e Semi, tudo isso enquanto reduzia drasticamente o tempo e os custos de desenvolvimento durante o processo.
Ao usar moldes feitos de areia industrial com impressão 3D, a TEI, juntamente com três outros fornecedores, ajudou a Tesla a reduzir pela metade o tempo necessário para desenvolver um carro desde o início, passando de três a quatro anos para, no máximo, 24 meses.
Mas não é mais assim. Desde julho de 2023, a TEI passou a fazer parte da divisão de Manufatura Global da GM, que supervisiona todas as operações de fabricação de automóveis e peças da GM, de acordo com uma fonte com conhecimento direto do assunto.
"A General Motors adquiriu a Tooling & Equipment International (TEI) para reforçar seu portfólio de inovações e garantir o acesso a uma tecnologia de fundição exclusiva", disse a GM em um comunicado.
A montadora americana entrou em contato pela primeira vez com o know-how da TEI quando procurou o fornecedor para testar e produzir algumas peças fundidas na parte inferior da carroceria para o Cadillac Celestiq, que custará US$ 340.000, disse uma fonte à Reuters. Por sorte, a TEI ganhou o prêmio Casting of the Year de 2023 da American Foundry Society por essas peças fundidas para o Celestiq.
A GM não é a única montadora tradicional a seguir o caminho da giga fundição que a Tesla trilhou. No início deste ano, a Toyota anunciou que também empregará a técnica em seus veículos elétricos de última geração, que devem chegar às ruas em 2026. A Volvo, a Ford e a Hyundai também estão seguindo esse caminho.
Basicamente, a gigacasting significa que um carro tem menos componentes metálicos, porém maiores, o que reduz a complexidade e os custos de fabricação. Enquanto um veículo atual pode ter um conjunto de subquadro dianteiro feito de dezenas de peças individuais, um veículo de última geração pode ter um subquadro de peça única graças à gigacasting.
Vale lembrar que a TEI não foi responsável pelas enormes máquinas de fundição sob pressão que a Tesla está usando em suas fábricas. Em vez disso, ela - e outras empresas como ela - faz moldes de teste de areia industrial usando arquivos de projeto digital e impressoras 3D conhecidas como jatos de aglutinante. Elas constroem um molde de areia que pode então fundir ligas fundidas.
Em comparação com as técnicas de fundição tradicionais, esse método de prototipagem permite que um molde de areia seja modificado e reimpresso rapidamente se forem necessários ajustes, com custo mínimo.
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