O avanço da mobilidade elétrica exige baterias cada vez mais eficientes e de menor custo. Entre várias composições químicas, as baterias de sódio têm se destacado pelo rápido avanço e promessa de veículos elétricos mais baratos, inclusive na micromobilidade.
Após a divulgação de estudos e vários projetos para escalar esse tipo de célula, a BYD dá um passo crucial ao assinar um contrato de 10 bilhões de yuans (US$ 1,4 bilhão) para a construção de uma nova fábrica de baterias em Xuzhou, China. A capacidade de produção anual de 30 GWh a tornará a maior fábrica de baterias de íons de sódio do mundo.
Baterias de íons de sódio da CATL
Segundo informado pela ITHouse, o contrato foi firmado entre a Findreams Battery, subsidiária da BYD para baterias, e a fabricante chinesa Huaihai Group, que produz triciclos elétricos. Foi anunciado que Xuzhou se tornará um centro de produção de baterias para micro veículos e scooters, considerando que esse tipo de bateria se encaixa muito bem na micromobilidade.
Mas nos mercados globais a grande expectativa das baterias de sódio é mesmo para os carros elétricos, principalmente os modelos de entrada, que devem ficar mais acessíveis com a nova opção.
Há algum tempo, comenta-se que o BYD Seagull seria o primeiro EV da marca a ser equipado com as baterias de sódio, algo que ainda não aconteceu. Muitos fabricantes estão de olho nessas baterias, incluindo a Chery, que utilizará células de sódio produzidas pela CATL, mas ainda não há data oficial para a estreia.
Em outra frente, a HiNa Battery, que foi fundada em 2017, assinou um acordo de colaboração com o JAC Group (Jianghuai Automobile Group Corp), para o fornecimento de células de baterias de íons de sódio.
O primeiro modelo escolhido para receber as novas baterias de sódio é o pequeno Sehol E10X, uma versão rebatizada do nosso conhecido JAC e-JS1. O protótipo está equipado com baterias de sódio de 25 kWh de capacidade com uma densidade de energia de 120 Wh/kg (140 Wh/kg ao nível da célula), o que dá uma autonomia de 252 km CLTC.
E se a densidade energética é menor em relação às baterias de lítio (LFP), a bateria de sódio leva vantagem por suportar taxas de carregamento mais altas, vida útil mais longa, melhor desempenho em temperaturas baixas e, principalmente, menor custo de produção, se tornando uma opção interessante para os carros elétricos urbanos que não precisam de autonomia tão ampla.
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