Com quase 3.800 emplacamentos de janeiro a outubro de 2023, o Ora Funky Cat é definitivamente um dos carros elétricos chineses de sucesso na Alemanha. No entanto, a fabricante Great Wall Motor (GWM), não parece estar totalmente satisfeita e mudará o nome do Ora Funky Cat para GWM Ora 03 no futuro, a exemplo da nomenclatura já adotada aqui no Brasil.
Até agora, a Ora e sua marca irmã Wey eram marcas da Great Wall Motor. No futuro, elas se tornarão linhas de produtos. Os modelos serão identificados por números, com números maiores indicando modelos maiores. O Ora Funky Cat, conhecido como Ora 03, é um hatchback compacto que concorre com o MG4 Electric, Renault Megane Electric e o VW ID.3. O número 03 provavelmente também é uma referência à Volkswagen; sabe-se que a empresa sediada em Wolfsburg está planejando um ID.1 e um ID.2 abaixo do modelo compacto. Com o nome do modelo 03, dois modelos menores (e vários modelos maiores) também são possíveis para a Ora.
A Automobilwoche e a Autocar informam que a GWM atuará como montadora no futuro, citando uma declaração do Grupo. A GWM se refere a isso como uma "abordagem de marca principal". No entanto, o novo nome só será aplicado a partir do início de 2024. O nome antigo ainda é usado atualmente no site da Ora.
Atualmente, a Wey oferece apenas um SUV com propulsão híbrida plug-in, o Wey Coffee 01. Esse modelo se tornará o GWM Wey 05 no futuro, enquanto o Wey Coffee 02, um pouco menor, também foi anunciado, e será chamado de GWM Wey 03 no futuro.
A Great Wall Motor espera duas coisas com a mudança de nome: em primeiro lugar, uma "presença de marca mais claramente definida" e, em segundo lugar, sinergias nas vendas. Presumivelmente, isso significa que é mais fácil estabelecer apenas uma marca na Europa do que duas. Em primeiro lugar, você só precisa de um revendedor e, em segundo lugar, é mais fácil divulgar uma marca do que duas. Os novos nomes também devem facilitar a vida dos clientes.
No próximo ano, a GWM também quer lançar seus veículos eletrificados na Espanha, Itália, Bélgica e Holanda. Outros modelos também estão programados. Um GWM Wey 03 e um GWM Ora 07 estão programado para 2024. "Pelo menos um modelo" virá em 2025, promete a Grat Wall Motor.
O GWM Ora 07 é idêntico ao Lightning Cat (também conhecido como Good Cat, Next Cat ou Ballet Cat), como relata a Autocar. Trata-se de um sedã de 4,87 metros de comprimento e 1,50 metro de altura que provavelmente competirá com o Hyundai Ioniq 6 e o Tesla Model 3. A versão mostrada no Salão de Paris em 2022 tinha tração integral com 300 kW de potência e uma bateria de 84 kWh para uma autonomia bastante modesta de 430 km, de acordo com o padrão WLTP.
No Brasil, o GWM Ora 03 é vendido em duas versões de acabamento: Skin (R$ 150.000) e GT (R$ 184.000), ambas equipadas com o motor elétrico de 171 cv de potência e 25,2 kgfm de torque. O diferencial fica por conta das baterias: 48 kWh no modelo de entrada e 63 kWh para o mais caro.
Fonte: Automobilwoche (Paywall), Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GWM sinaliza investimento em motor híbrido flex para o Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Great Wall emplaca dois modelos entre os mais seguros pelo Euro NCAP
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Great Wall desembarca na Europa com SUV híbrido para peitar BMW
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Salão de Paris: Great Wall apresenta seus carros elétricos e híbridos plug-in