A Geely e a Nio assinaram nesta quarta-feira (29) um acordo de cooperação relativo ao segmento de troca de baterias para veículos elétricos em Hangzhou. Antes disso, a holding, dona da marca Volvo, entre outras montadoras, anunciou a meta de 5.000 estações de troca de bateria até 2025.
Com o objetivo de ampliar esse tipo de serviço, chamado de BaaS (Battery as a Service), a colaboração trabalhará no desenvolvimento de padrões de troca de bateria, promoção de tecnologia e construção das estações propriamente ditas. Recentemente, a Nio também fechou um acordo com a estatal Changan.
No futuro, as estações de troca de baterias da Nio não servirão apenas modelos de passageiros de várias marcas, como Nio, Changan e Geely, mas também servirão veículos comerciais, e as estações de troca de bateria se tornarão infraestrutura pública na era dos veículos elétricos inteligentes.
Ao mesmo tempo, com o apoio de várias empresas, a troca de baterias se tornará o principal modo de reabastecimento de energia na indústria, a experiência de reabastecimento de energia dos usuários de veículos elétricos será aprimorada e a estação de troca de bateria promete ser mais eficiente.
A missão é acelerar a construção e popularização da infraestrutura de troca de baterias, o que ajudará a reduzir o custo dos veículos elétricos e melhorar sua quilometragem, melhorando o nível de satisfação com os veículos elétricos.
Conforme relatado pela Nio, cada estação de troca de bateria de terceira geração pode atingir o ponto de equilíbrio com 60 trocas por dia e, atualmente, cerca de 20% das estações da startup atingiram esse padrão. A Nio é a marca de automóveis com mais estações de carregamento na China, e é uma das marcas com a melhor experiência de carregamento.
Fonte: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
A revolução da bateria finalmente chegou
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
NIO promete novos veículos elétricos com preço competitivo em breve
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
NIO: Troca de bateria em 2 minutos já é realidade na China