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Volvo repassará menos da metade do imposto de importação; meta é dobrar vendas

Novo modelo EX30 receberá reajusta de apenas 5% enquanto modelos híbridos aumentarão 10% em 2024

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A Volvo fechará 2023 como o melhor ano de sua história no Brasil e tem grande ambições para 2024. Durante uma conversa com jornalistas em sua sede em São Paulo, a marca sueca afirmou que a expectativa é crescer 85% no próximo ano com a chegada do EX30, mesmo com o início do aumento gradual do imposto de importação para modelos eletrificados.

De acordo com Marcelo Godoy, Presidente da Volvo Cars Brasil, a estimativa é chegar a 17.000 emplacamentos no país, sendo 100% Recharge (eletrificados), 65% exclusivamente elétricos a bateria (BEV). Como referência, a Volvo deve fechar o ano de 2023 com um volume ligeiramente superior a 8.000 veículos.

“Não vamos diminuir de volume, vamos manter o crescimento orgânico e o EX30 não vai canibalizar nenhum modelo. A estratégia de absorver parte do imposto é o nosso compromisso de crescimento, compromisso com o consumidor", disse Godoy.

Com estes números, a previsão é vender três vezes mais veículos elétricos no país e consolidar a liderança no segmento premium de modelos 100% elétricos a partir de 2024.

Godoy também explicou que a sustentação desse crescimento será amparada pela expansão da rede de concessionárias para 53 lojas. Outro ponto que a Volvo seguirá investindo pesado é na ampliação da infraestrutura com os carregadores rápidos DC.

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Volta do imposto de importação

A volta do imposto de importação a partir de janeiro é um problema que começava a assombrar concessionários da marca. De acordo com o executivo, o principal desafio foi encontrar uma saída para manter o forte crescimento no Brasil, dar tranquilidade aos parceiros comerciais e ser transparente com os consumidores.

Propulsão: Híbrido (HEV) Híbrido Plug-in (PHEV) Elétrico a bateria (BEV)
Janeiro/2024 12% 12% 10%
Julho/2024 25% 20% 18%
Julho/2025 30% 28% 25%
Julho/2026 35% 35% 35%

A solução encontrada foi ao invés de repassar o aumento de 18% para carros elétricos (BEV) e 21% para híbridos plug-in (PHEV), a Volvo vai absorver uma parte significativa do imposto, ao custo de reduzir a margem da empresa. De acordo com Godoy, o esforço também foi apoiado pela matriz na Suécia, aceitando uma futura redução do resultado do Brasil em prol do aumento de participação e investimento em eletrificação. 

Exclusivamente em relação ao imposto de importação para 2024, a Volvo fará os seguintes repasses: 

  • EX30 - 5%
  • XC40/C40 10%
  • XC60 10%
  • XC90 10%

Dos praticamente 20% de imposto de importação a serem cobrados em 2024, a média aplicada pela Volvo será de 7,7%.

Sucesso de vendas

Terceiro modelo totalmente elétrico da Volvo no país, o EX30 vem na sequência da dupla XC40 e C40, baixando o valor de entrada e a proposta de segmento com a missão de alavancar as vendas da montadora sueca alcançando novos públicos, inclusive, trazendo clientes de modelos a combustão, como Jeep Compass, por exemplo.

Nesta fase de pré-venda, a Volvo comemora a boa receptividade do SUV elétrico compacto. Segundo a montadora sueca informou, já foram 2.000 pedidos no Brasil em pouco mais  de um mês após o lançamento, a maioria (55%) da versão de topo Ultra, segundo o último balanço da empresa. 

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