Volvo repassará menos da metade do imposto de importação; meta é dobrar vendas
Novo modelo EX30 receberá reajusta de apenas 5% enquanto modelos híbridos aumentarão 10% em 2024
A Volvo fechará 2023 como o melhor ano de sua história no Brasil e tem grande ambições para 2024. Durante uma conversa com jornalistas em sua sede em São Paulo, a marca sueca afirmou que a expectativa é crescer 85% no próximo ano com a chegada do EX30, mesmo com o início do aumento gradual do imposto de importação para modelos eletrificados.
De acordo com Marcelo Godoy, Presidente da Volvo Cars Brasil, a estimativa é chegar a 17.000 emplacamentos no país, sendo 100% Recharge (eletrificados), 65% exclusivamente elétricos a bateria (BEV). Como referência, a Volvo deve fechar o ano de 2023 com um volume ligeiramente superior a 8.000 veículos.
“Não vamos diminuir de volume, vamos manter o crescimento orgânico e o EX30 não vai canibalizar nenhum modelo. A estratégia de absorver parte do imposto é o nosso compromisso de crescimento, compromisso com o consumidor", disse Godoy.
Com estes números, a previsão é vender três vezes mais veículos elétricos no país e consolidar a liderança no segmento premium de modelos 100% elétricos a partir de 2024.
Godoy também explicou que a sustentação desse crescimento será amparada pela expansão da rede de concessionárias para 53 lojas. Outro ponto que a Volvo seguirá investindo pesado é na ampliação da infraestrutura com os carregadores rápidos DC.
Volta do imposto de importação
A volta do imposto de importação a partir de janeiro é um problema que começava a assombrar concessionários da marca. De acordo com o executivo, o principal desafio foi encontrar uma saída para manter o forte crescimento no Brasil, dar tranquilidade aos parceiros comerciais e ser transparente com os consumidores.
Propulsão: | Híbrido (HEV) | Híbrido Plug-in (PHEV) | Elétrico a bateria (BEV) |
Janeiro/2024 | 12% | 12% | 10% |
Julho/2024 | 25% | 20% | 18% |
Julho/2025 | 30% | 28% | 25% |
Julho/2026 | 35% | 35% | 35% |
A solução encontrada foi ao invés de repassar o aumento de 18% para carros elétricos (BEV) e 21% para híbridos plug-in (PHEV), a Volvo vai absorver uma parte significativa do imposto, ao custo de reduzir a margem da empresa. De acordo com Godoy, o esforço também foi apoiado pela matriz na Suécia, aceitando uma futura redução do resultado do Brasil em prol do aumento de participação e investimento em eletrificação.
Exclusivamente em relação ao imposto de importação para 2024, a Volvo fará os seguintes repasses:
- EX30 - 5%
- XC40/C40 10%
- XC60 10%
- XC90 10%
Dos praticamente 20% de imposto de importação a serem cobrados em 2024, a média aplicada pela Volvo será de 7,7%.
Sucesso de vendas
Terceiro modelo totalmente elétrico da Volvo no país, o EX30 vem na sequência da dupla XC40 e C40, baixando o valor de entrada e a proposta de segmento com a missão de alavancar as vendas da montadora sueca alcançando novos públicos, inclusive, trazendo clientes de modelos a combustão, como Jeep Compass, por exemplo.
Nesta fase de pré-venda, a Volvo comemora a boa receptividade do SUV elétrico compacto. Segundo a montadora sueca informou, já foram 2.000 pedidos no Brasil em pouco mais de um mês após o lançamento, a maioria (55%) da versão de topo Ultra, segundo o último balanço da empresa.
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