Novo Chevrolet Bolt está confirmado para 2025 "melhor e mais acessível"

Será o primeiro carro elétrico da GM equipado com baterias LFP para reduzir o custo final

Avaliação - Chevrolet Bolt EUV (BR) - rodas Avaliação - Chevrolet Bolt EUV (BR) - rodas

Após confirmar que a linha Chevrolet Bolt EV sairá de linha em dezembro, a GM anuncia que a próxima geração do seu carro elétrico chegará ao mercado em 2025. Completamente reformulado, o próximo Bolt terá menor custo de produção para ficar acessível diante de uma concorrência acirrada. 

O anúncio foi feito pela CEO da GM, Mary Barra, na Automotive Press Association em Detroit, onde a executiva destacou os bons resultados de vendas da linha Bolt nos Estados Unidos, mesmo na reta final de sua trajetória. 

"Foi algo muito bom este ano, e isso influenciou a decisão de que o traremos de volta em 25", disse Mary Barra durante o evento. 

Recentemente, quando confirmou que o Bolt EV teria uma nova geração, a GM anunciou que o carro elétrico terá bateria de fosfato-ferro-lítio (LFP), mais baratas de produzir que as atuais baseadas em níquel - Tesla, Ford e outras montadoras estão investindo pesado nessas baterias.

No entanto, não foi revelado qual será o alcance estimado para o modelo de próxima geração - vale lembrar que o modelo atual pode rodar 390 km com uma carga pelo padrão Inmetro, número que na prática pode superar os 450 km. 

Uma reportagem da Reuters baseada no relatório do acordo provisório da montadora com o sindicato United Auto Workers diz que o UAW garantiu um investimento de US$ 391 milhões para um "futuro veículo elétrico" na Fairfax Assembly, no Kansas. Fontes disseram que o futuro EV é o Chevrolet Bolt de próxima geração. 

Barra também já disse que o Chevrolet Bolt de próxima geração aproveitará "os melhores atributos do Bolt EUV atual, bem como a arquitetura Ultium, nosso software mais recente, e o NACS".

Ao utilizar a química LFP, a GM economizará "bilhões em despesas de capital e engenharia, entregando um pacote de baterias significativamente melhorado usando células LFP compradas". Além disso, a mudança para a LFP permitirá que a GM tenha um custo unitário "substancialmente menor", disse Barra.

No Brasil, o Chevrolet Bolt foi lançado neste ano por R$ 279.990. No entanto, veio em um lote limitado a 200 unidades. Como poucos detalhes foram revelados, ainda não sabemos o posicionamento exato do próximo Bolt, nem o quão agressivo será o seu preço.