Mostrando a força dos veículos elétricos comerciais, a Renault anunciou a venda de 200 unidades do Renault Kangoo E-Tech para a frota de veículos operacionais da Vivo.
As vans elétricas serão utilizadas na operação da Vivo em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e no Distrito Federal. Com a iniciativa, a Vivo torna-se a primeira empresa do setor no país em eletrificação da frota.
“Estamos muito felizes em oferecer o Kangoo E-Tech 100% elétrico como uma solução para a Vivo eletrificar a sua frota. A Renault possui grande experiência no desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos. Esse pioneirismo nos permite oferecer soluções para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota”, afirma Alex Dias, diretor para vendas a empresas da Renault do Brasil.
A transição energética da Vivo começou em 2019, quando a empresa incorporou à sua frota os três primeiros carros elétricos. Na ocasião, o grande desafio era a rede de carregamento. Mas a mobilidade elétrica tem avançado e já há maior disponibilidade de veículos e estações de recarga, o momento é considerado promissor para a empresa ampliar a frota.
Para a recarga, a Vivo mantém parceria com as principais redes privadas. Os veículos possuem autonomia de até 300 km e necessidade de uma recarga média semanal. Também conferem um menor custo operacional e de manutenção. Além dos veículos a Vivo também possui 35 bikes elétricas para mobilidade em curtas distâncias.
Em seu Plano de Ação Climática, a Vivo tem como meta zero emissões líquidas até 2040. Para isso, mantém ações para boas práticas também junto à sua cadeia de valor, o chamado escopo 3.
O novo Renault Kangoo E-Tech está equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm de torque. Alimentado por uma nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes e reparáveis, o novo Kangoo elétrico possui autonomia de 210 km, segundo Inmetro, número que fica próximo de 300 km na vida real.
O furgão elétrico oferece um espaço de carga de 4,3 m³, com carga útil máxima de 800 kg e a capacidade de reboque de 1.500 kg. A sua porta lateral deslizante permite a acomodação de grandes objetos e facilidade de carga e descarga em centros urbanos, e seu espaço de armazenamento possui 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1.3 metro de altura.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Renault 4 elétrico resgata história de sucesso atualizada