Ampliando o uso da tecnologia em suas operações no Brasil, a GWM iniciou o processo de implantação de um sistema de Inteligência Artificial (IA) e de digitalização da área de Pós-Venda em sua rede de concessionárias. O objetivo é reduzir o tempo de espera, melhorar a experiência do cliente e agilizar o fluxo de trabalho.
Em parceria com a empresa NBS, que atua na gestão de concessionárias e negócios, a GWM adota um novo sistema que utiliza Inteligência Artificial para automatizar e acelerar o processo de atendimento ao cliente, desde a fase de agendamento e recepção até a entrega do carro.
De acordo com Daniel Conte, Diretor de Pós-Venda da GWM, a plataforma é amplamente integrada: conecta showroom, oficina, centro de peças e fábrica. Ao eliminar totalmente o uso de papel e universalizar o acesso às informações para os envolvidos no processo de atendimento, espera-se uma redução de até 75% no tempo: dos atuais 20 minutos em média, para algo como 5 minutos, para os casos mais simples.
Graças a ele, o cliente da GWM em breve poderá fazer o agendamento da sua revisão pelo Whats App, servindo de alternativa aos canais convencionais e funcionando fora do horário comercial - a informação vai direto para o sistema das concessionárias, eliminando etapas e agilizando a vida do cliente e também do profissional do atendimento. Do lado da sustentabilidade, o novo processo elimina 100% do uso do papel.
“É uma relação de ganha-ganha. Da parte do cliente, ele passa a ter mais liberdade e agilidade, com a chance de vivenciar uma nova experiência de pós-venda que, até então, era burocrática e, às vezes, cheia de surpresas e atrasos. Também os concessionários saem ganhando, pois terão como oferecer processos mais inteligentes e enxutos, e que certamente irão agradar e fidelizar o cliente. É a GWM, mais uma vez, fazendo o futuro, hoje”, destaca Daniel Conte, Diretor de Pós-Venda da GWM.
Enquanto anuncia a nova plataforma de Pós-Venda, a GWM realiza o treinamento dos chamados Embaixadores de Serviço GWM, que serão os responsáveis pelo atendimento ao cliente nas concessionárias, assumindo funções como agendamento, recepção de serviços, orçamentos, dúvidas técnicas e entrega do veículo de serviços, combinando o papel de atendente e consultor de serviços.
O novo sistema será gerido por um software que permitirá, entre outras funções, a gestão da demanda dos serviços, gestão do estoque de peças, emissão de orçamentos e faturamento das áreas, tudo de forma digital. O treinamento, desenvolvido pela NBS, envolve nesta primeira etapa 48 participantes de 33 concessionárias da GWM.
“Muito importante destacar a disruptura no processo. Agora a montadora está presente ativamente para auxiliar as concessionárias pois, com o novo sistema, ela terá visão em tempo real do que acontece nas revendas e poderá atender às necessidades de forma muito mais rápida”, avalia Douglas Sasso, gerente comercial da NBS.
Destaque nas vendas de eletrificados com a linha Haval H6, que briga pela liderança de vendas entre os modelos híbridos, a GWM lançou recentemente o Ora 03, seu carro elétrico compacto que chega ao país com a primeira revisão em 2 anos ou 24.000 km e recarga gratuita durante o ano de 2024, graças às parcerias com Raízen Power (detentora de marcas como Shell Recharge e Tupinambá), WeCharge e Zletric.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul