page ad skin

Nissan exportará carros elétricos feitos na China para encarar BYD e Tesla

Montadora japonesa quer reduzir custos e aumentar as vendas de seus veículos elétricos

nissan-ceo-makoto-uchida-with-the-chill-out-concept-2

Enquanto as vendas globais de carros elétricos batem recordes seguidos mês a mês, as montadoras ocidentais e japonesas se mexem, adaptando suas estratégias de mercado para tentar fazer frente às gigantes Tesla e BYD.

E segundo relatado pelo site Electrek, a Nissan planeja exportar carros elétricos fabricados na China para reduzir custos e aumentar as vendas. A montadora japonesa anunciou um acordo com uma das principais universidades de Pequim para aproveitar os recursos chineses para ganhar força na corrida global de veículos elétricos.

"Esperamos que esta colaboração nos ajude a obter uma compreensão mais profunda do mercado chinês", disse o CEO da Nissan, Makoto Uchida.

Galeria: Nissan Chill-Out concept

Alinhada com o compromisso da Nissan de "na China, para a China e para o mundo", a parceria Universidade de Tsinghua dará origem a um centro de pesquisa e desenvolvimento no próximo ano. Entre os pontos-chave abordados, estão atrair compradores da geração Z, analisar a expansão do carregamento de veículos elétricos, reciclagem de baterias e gerenciamento de energia.

Uma das pioneiras na popularização de carros elétricos na década passada, a Nissan tem um grande legado no campo da eletrificação, mas acabou ficando para trás frente às concorrentes e, sobretudo, a gigante norte-americana Tesla e também a chinesa BYD. 

Apesar disso, a Nissan tem planos ambiciosos em termos de veículos elétricos. A montadora japonesa pretender construir a nova geração do Nissan Leaf ao lado de um Juke e Qashqai elétricos em sua fábrica de Sunderland no Reino Unido. Pioneiro, o Nissan Leaf irá renascer como um crossover, afirma-se que ele será um "mini-Ariya" EV e deve ser apresentado até o final do ano que vem.

Vale lembrar que a Nissan foi ultrapassada pela BYD nas vendas globais de automóveis em novembro, destacando que a montadora chinesa já produz exclusivamente veículos elétricos e híbridos plug-in desde o início do ano, o que torna o feito ainda mais relevante. 

Fonte: Electrek