Elon Musk confirmou que a Tesla planeja oferecer um kit especial para transformar a Cybertruck em um barco. Não, não será possível dirigir a picape elétrica no meio do oceano, mas as modificações ainda a tornarão capaz de "navegar" por algumas centenas de metros.
A iniciativa da Tesla não é uma grande surpresa, principalmente porque Musk já fez afirmações no passado sobre como seus veículos são projetados para flutuar e agir brevemente como barcos. Essas declarações nunca foram levadas muito a sério, mas agora tudo parece ser verdade.
Em 2022, Musk afirmou que a Tesla Cybertruck seria "à prova d'água o suficiente" para funcionar como um barco e atravessar rios. Recentemente, o CEO da empresa americana acrescentou que o objetivo é fazer com que a Cybertruck seja capaz de atravessar o curso d'água entre a Base Estelar da SpaceX e a Ilha South Padre no Texas, em uma distância estimada de cerca de 360 metros.
Deve-se observar que a própria Cybertruck - teoricamente - está preparada para atravessar cursos d'água, pois está equipado com o modo 'Wade' que pressuriza a bateria para vedá-la.
Isso foi seguido por um comentário de Lars Moravy, vice-presidente de engenharia da Tesla, que disse que os proprietários da Cybertruck poderiam acoplar um motor elétrico de popa na traseira da picape para transformá-la em um barco. E Musk relançou dizendo que a Tesla pretende vender um opcional que transformará a Cybertruck em um barco:
"Ofereceremos um pacote de modificações que permitirá que a Cybertruck atravesse pelo menos 100 metros de água como um barco. Em sua maior parte, o pacote atualizará as vedações das portas para aumentar a resistência à água".
No entanto, o diretor executivo não deu mais detalhes sobre o pacote e não revelou nenhum preço ou disponibilidade.
A própria Tesla não é a primeira a imaginar uma Cybertruck na água. De fato, em 2019, uma empresa apresentou um kit capaz de transformar a picape em um catamarã elétrico gigante (como visto na foto mais acima). De acordo com as declarações de Musk, a ideia da marca norte-americana seria diferente e envolveria modificações estruturais no modelo, mas ainda é muito cedo para fazer qualquer suposição concreta.
É claro, no entanto, que se pode esperar qualquer coisa da Tesla. Afinal, a marca chegou até a prometer que o Roadster teria uma versão equipada com foguetes de ar. Veremos se a versão de produção também será equipada com eles.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país