A Tesla Cybertruck sempre foi um picape do tipo ame-o ou odeie-o, e o design exterior é a principal razão para isso.
Sua estrutura controversa, sem pintura e brilhante fez com que alguns críticos dissessem que ela parece ter sido projetada por uma criança de quatro anos, enquanto as pessoas que se apaixonaram por ela dizem que nada mais no mercado se aproxima dela e que ela é futurista e com visão de futuro.
Agora, porém, a primeira picape da Tesla recebeu alguns elogios de um dos mais prolíficos e conceituados designers de automóveis do mundo: Giorgetto Giugiaro. A lenda do design italiano, hoje com 85 anos, está por trás de ícones que vão desde o Volkswagen Golf original até o Lotus Esprit, Maserati Ghibli, BMW M1 e muitos outros. (Basicamente, se foi lançado nos anos 70 ou 80 e tinha muitos ângulos, ele provavelmente teve algo a ver com isso - e sua carreira se estendeu por muitas outras décadas depois disso também). Ele também projetou inúmeros relógios, câmeras e outros produtos de consumo.
Coincidentemente, ele foi o homem que assinou o projeto do DeLorean original, um carro que serviu de inspiração para a Cybertruck e que recebeu muitas críticas quando foi lançado no início da década de 1980.
Semelhante à Cybertruck, o DeLorean tem painéis externos da carroceria em aço inoxidável sem pintura e um formato quadrado. Ele também foi banhado em controvérsia desde o primeiro dia, com seu criador, John DeLorean, desempenhando um papel importante na ascensão e queda do que poderia ter sido um carro esportivo fantástico, mas acabou com um motor de baixa potência e qualidade de construção questionável.
O design controverso da Cybertruck é, sem dúvida, a característica que define a caminhonete de Elon Musk, e Giugiaro declarou que ele ajudará a Tesla a encontrar o público adequado para a picape.
"Quando você sai das normas, quase sempre é visto como uma provocação", disse ele à NPR em uma entrevista por e-mail. "Isso acontece em todos os campos, de móveis a culinária, etc. Todos querem se diferenciar; é uma necessidade do mercado, e a Cybertruck certamente será bem-sucedida, tenho certeza disso. Estou convencido de que ele encontrará seus admiradores", acrescentou Giugiaro.
A polêmica vende, sabemos disso há anos. Mas, mesmo assim, o DeLorean original, com toda a sua fama vinda do filme de sucesso de bilheteria De Volta para o Futuro, ficou em produção por apenas um ano e vendeu menos de 10.000 unidades durante seu curto período. Lembre-se de que a situação financeira da empresa não era exatamente de primeira linha, o que contribuiu para sua rápida queda.
Mas a Tesla não está com problemas financeiros, longe disso. Então, será que a Cybertruck conseguirá fazer jus a todo o hype e provar que é um bom caminhão, embora controverso?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Já dirigimos: Tesla Cybertruck tem seus méritos, goste ou não
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
VÍDEO: a primeira Tesla Cybertruck no Brasil - picape elétrica está em SC
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Tesla Cybertruck vende mais em quatro meses do que Hummer EV em um ano
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Tesla está pronta para acelerar a produção da Cybertruck