Após uma semana de relatos sobre problemas com a nova Chevrolet Blazer EV, incluindo o repórter Kevin Williams, do InsideEVs, que sofreu uma pane em uma delas durante uma viagem, a General Motors suspendeu as vendas do veículo elétrico para corrigir determinados problemas de software.
O site Automotive News informa que a ordem de suspensão das vendas foi emitida na sexta-feira e afeta "um número limitado" de Blazer EVs. A GM não informou quantos foram afetados; cerca de 1.000 estão atualmente à venda em todo o país, de acordo com a Cars.com.
Os engenheiros da Chevrolet estão trabalhando para solucionar problemas relacionados à tela sensível ao toque do veículo "e, raramente, durante tentativas de carregamento em alguns carregadores rápidos DC públicos", de acordo com a Automotive News. Kevin, do InsideEVs global, se deparou com ambos os problemas durante sua tentativa de ir de Ohio à Carolina do Norte nesta semana, que terminou com o carro preso em uma estação da Electrify America na zona rural da Virgínia. A multimídia travou diversas vezes e, quando tentou carregar o veículo, ele parou completamente e acendeu a luz de problema no motor.
"Estamos cientes de que um número limitado de proprietários de Blazer EV teve alguns problemas de qualidade de software", disse a fabricante em um comunicado ao InsideEVs. "Para garantir que nossos clientes tenham uma ótima experiência com seus veículos, estamos interrompendo temporariamente as vendas de Blazer EVs. Nossa equipe está trabalhando rapidamente para implementar uma correção, e os proprietários serão contatados com mais informações sobre como agendar sua atualização. Pedimos desculpas pelo inconveniente".
Scott Bell, vice-presidente da Chevrolet, acrescentou: "A satisfação do cliente é nossa prioridade e, como tal, faremos uma breve pausa nas novas entregas." A empresa disse que o problema não está relacionado à segurança.
A ordem de interrupção das vendas também ocorre depois que o site de compras de carros Edmunds publicou um reportagem contundente sobre o Blazer EV que a equipe comprou para avaliação há dois meses. A publicação relatou que os comandos da janela se recusavam a funcionar, a multimídia que ficava presa em um loop de desligamento, várias mensagens de erro e a falha de várias funções de direção. "O que recebemos da concessionária foi alarmante: a lista mais longa de falhas importantes que nós da Edmunds já vimos em um carro novo", disse a publicação.
Além disso, os proprietários de Blazer EV que entraram em contato com o InsideEVs indicaram problemas semelhantes, bem como outros problemas com os carros da marca Ultium da GM. Esse nome se refere à nova plataforma comum da empresa e à configuração da bateria que deve sustentar todos os seus futuros VEs.
Embora a plataforma Ultium seja considerada crucial para o futuro da GM e sua meta de se tornar totalmente elétrica até 2035, os carros em si sofreram vários atrasos ao longo do ano, geralmente com lançamentos lentos e problemas com os primeiros exemplares. (A GM acrescentou ainda que a interrupção da venda do Blazer EV "não está relacionada ao Ultium ou ao Google Built-In").
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Blazer EV: SUV elétrico está em pré-venda no Brasil por R$ 479.000
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Chevrolet Blazer EV chega ao Brasil com 347 cv de olho no mercado premium
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Chevrolet Blazer elétrico já tem data de apresentação no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Chevrolet Blazer EV marcará estreia da plataforma Ultium no Brasil