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Omoda 5 EV iniciará vendas no Brasil no 2º semestre de 2024

SUV-cupê será um dos primeiros modelos da marca chinesa no país

Omoda 5 EV

Os chineses são os mais investem em carros elétricos atualmente e tem consciência que não podem ficar restritos ao seu próprio país. Um dos alvos é a América Latina e o Brasil tem um papel importante nesta expansão. A Omoda | Jaecoo, empresa que pertence à Chery, iniciará suas vendas no mercado brasileiro em 2024 e entre os primeiros modelos está um elétrico, o Omoda 5 EV, que será lançado no começo do 2º semestre.

A chegada do Omoda 5 EV havia sido antecipada por InsideEVs em primeira mão em outubro, quando conhecemos o carro pessoalmente na China. Agora a Omoda | Jaecoo fez uma apresentação no Brasil, confirmando mais alguns detalhes sobre sua operação e também sobre o SUV-cupê elétrico. Para o mercado brasileiro, o carro perdeu a letra do nome para se chamar somente Omoda 5, e na versão elétrica, como o sobrenome EV. Será curioso ver como a marca irá nomear os seus próximos veículos por aqui.

Galeria: Omoda 5 EV

Pelos planos da OJ, a ideia é começar as vendas em meados do ano que vem com o Omoda 5 MHEV, que será um carro de maior volume, enquanto o elétrico chegará “logo em seguida”, ficando para o começo do 2º semestre. Não será uma espera longa, pois a empresa tem planos de lançar mais dois carros na segunda metade de 2024, com os SUVs Jaecoo J7 e J8, ambos com sistema híbrido plug-in.

Apesar disso, a fabricante não divulgou os números do carro, uma decisão estranha considerando que é vendido com a mesma específicação em todos os mercados. É um SUV de 4.424 mm de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.588 mm de altura e um entre-eixos de 2.630 mm. Ou seja, tem um porte semelhante ao de um Jeep Compass, que mede 4.404 mm.

Omoda 5 EV

A motorização é formada por um propulsor de 150 kw (204 cv) de potência e 35,7 kgfm de torque máximo. No mercado global, utiliza uma bateria de 61 kWh líquidos, o que lhe confere uma autonomia de 450 km pelo ciclo de testes WLTP – que obviamente irá cair considervalmente ao seguir as regras aplicadas pelo Inmetro. Os dados de fábrica apontam que uma recarga de 30% a 80% leva 28 minutos usando um carregador rápido DC e o SUV é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.

Como faltam meses para o lançamento, os preços finais ainda não foram decididos – algumas fabricantes chegam a finalizar o valor final horas antes da apresentação do carro. Durante a apresentação, a Omoda | Jaecoo disse que a intenção era vender o Omoda 5 por menos que o GWM Haval H6 e BYD Song Plus, que estão na faixa de R$ 210 mil. Caso a mesma estratégia seja aplicada para o BYD Yuan Plus, isso significa que o Omoda 5 EV custaria menos que os R$ 230 mil cobrados pelo rival.

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