A Zeekr, marca premium de carros elétricos de propriedade da gigante chinesa Geely, revelou um novo pacote de baterias LFP que permite carregamento ultrarrápido.
Totalmente desenvolvida internamente, a nova bateria LFP recupera a autonomia de 500 km em apenas 15 minutos, graças em parte a um sistema elétrico de 800V. A Zeekr afirma que o desempenho de carregamento das novas baterias "supera o de muitos concorrentes", mesmo em baixas temperaturas no inverno.
A nova tecnologia será produzida em uma fábrica de baterias de propriedade da Geely na província de Zhejiang, na China, e estreará no sedã Zeekr 007. O novo carro elétrico será lançado na China em 27 de dezembro, com entregas em janeiro de 2024.
O Zeekr 007 está equipado com uma bateria LFP de 75,6 kWh que permite uma autonomia de quase 700 km pelo ciclo CLTC. O pacote desenvolvido internamente pela Zeekr é fabricado pela Quzhou Jidian EV Tech, uma subsidiária do Geely Holding Group.
As baterias LFP normalmente têm uma densidade de energia mais baixa do que as baterias NMC. Para resolver esse problema, os engenheiros da Zeekr projetaram a nova bateria LFP para alcançar uma alta densidade de energia no nível do pacote.
Graças ao uso de novos materiais e um design estrutural simplificado, o volume de utilização da nova bateria chega a 83,7% de acordo com Zeekr; a montadora diz que isso é mais do que a maioria dos concorrentes globais conseguiram com as baterias LFP.
A Zeekr diz que o aumento na densidade de energia não compromete a segurança, já que as baterias passaram por seis rigorosos testes de segurança conduzidos pelo Centro Nacional de Inspeção e Testes de Qualidade de Veículos da China.
Até agora, Zeekr usou baterias NMC fornecidas pela CATL no crossover 001 e 009 MPV. É a mais recente montadora chinesa a lançar esse tipo de bateria no maior mercado de veículos elétricos do mundo, em uma tentativa de reduzir sua dependência de fornecedores externos.
Em agosto, a CATL também anunciou uma bateria LFP de carregamento rápido capaz de aumentar a autonomia em 400 km após apenas 10 minutos de carregamento. A bateria Shenxing atingirá um alcance de 700 km no ciclo CLTC da China, afirmou a empresa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Geely terá sistema híbrido com 2.000 km de alcance para peitar a BYD
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Geely revela carro elétrico urbano 'estiloso'; rival do BYD Dolphin
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Aegis Lithium: Bateria à "prova de balas" da Geely desafia Blade da BYD