Seres 9: SUV elétrico é revelado e já está confirmado para o Brasil
Este é o novo Aito M9, que acaba de ser apresentado na China
Em processo de expansão global, a Seres anuncia mais um lançamento. Trata-se do Aito M9 (Seres 9 nos mercados internacionais), um SUV elétrico de luxo posicionado acima do Aito M7 e que estará disponível nas versões elétrica a bateria (BEV) e elétrica com extensor de alcance (EREV).
Produzido pela parceria Seres-Huawei, o novo Aito M9 foi apresentado de forma oficial na China em 26 de dezembro e já tem lançamento confirmado para o Brasil em 2024, em data a ser definida pela empresa. Dessa forma, a montadora chinesa ampliará seu leque de opções em nosso mercado.
Começando com os já disponíveis Seres 3 e Seres 5, a linha receberá em breve o Seres 7 e posteriormente este Aito M9, que por aqui será rebatizado como Seres 9, novidade que acaba de iniciar a pré-venda no mercado chinês.
Com visual que remete ao irmão menor Seres 7, o novo Seres 9 é grande nas dimensões e aposta em um design de estilo robusto: ele mede 5,230 metros de comprimento, 1,999 metros de largura, 1,800 metro de altura e 3,110 metro de distância entre-eixos.
Na cabine, destaque para as três telas com 75" ao todo, complementado pelo cockpit inteligente HarmonyOS 4.0 da Huawei. A integração do AR-HUD da Huawei traz navegação em realidade aumentada combinada com condução inteligente.
São seis assentos com ajuste elétrico e dispostos em três fileiras, possibilitando configurações de 3, 4, 5 ou 6 lugares, conforme a necessidade, ou em lounge - todos os assentos possuem telas. O cockpit HarmonyOS 4 e o sistema de direção inteligente Huawei ADS (Assistance Drive System) - opcionalmente, o M9 pode ter tela retrátil que desce a partir do teto com projetor na parte traseira. Os faróis permitem projetar imagens e filmes em uma parede ou tela branca na frente do SUV, graças a uma tecnologia exclusiva dos faróis.
O SUV elétrico conta ainda com o Huawei DATS 3.0 (sistema de controle de torque adaptativo dinâmico), o Huawei MFSS (Sistema de detecção de fusão multimodal) e o Huawei xMotion para controlar o carro.
Em termos de propulsão, a versão elétrica com extensor de alcance possui motor elétrico duplo (272+224 cv) e um motor 1.5 turbo de 152 cv que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Nesse caso, são duas opções de baterias (42 kWh e 52 kWh), com alcance elétrico de 225 e 275 km, respectivamente - a autonomia total (com tanque cheio e carga total da bateria) é de 1.362 km e 1.402 km, respectivamente.
Já a versão elétrica a bateria conta com dois motores elétricos, um em cada eixo (218 cv e 312 cv), e cumpre a arrancada padrão em 4,3 segundos. Essa versão tem arquitetura elétrica de 800V e é alimentada por uma bateria de 100 kWh, suficiente para um alcance de 630 km pelo padrão CLTC. Segundo informado, a recarga ultrarrápida em DC permite adicionar 150 km de alcance a cada 5 minutos.
A bateria do Seres M9 fica em um gabinete de segurança de cinco camadas e utiliza tecnologia de prevenção de fuga térmica de alta tensão, com proteção de segurança térmica de 10 camadas para evitar cenários extremos de fuga térmica da bateria.
Galeria: Aito M9 / Seres 9
A Seres informa que a carroceria traseira adota a construção de injeção única, na qual 80% do seu volume consiste em liga de alumínio. Os recursos de segurança de série incluem 9 airbags, 16 pontos de segurança e maçanetas mecânicas nas quatro portas para auxiliar em emergências.
De acordo com a imprensa chinesa, o Aito M9/Seres 9 já recebeu 54.000 pedidos desde o início das pré-vendas, o que mostra um alto interesse pelo SUV elétrico premium, a exemplo do irmão "menor" Seres 7, que já superou as 100.000 encomendas.
Recém-lançada no Brasil, a marca Seres concluiu um estudo para definir a primeira fase do seu plano de abertura de concessionárias no país. A empresa comunica que a expansão irá começar pelo estado de São Paulo, e depois Brasília, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Essa mudança na estratégia inicial da Seres, de se apoiar em canais digitais, foi reformulada por conta das peculiaridades do nosso mercado e também pela rápida expansão do segmento de veículos elétricos no país.
Fotos: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Seres: vendas suspensas e reestruturação para ter rede de lojas no Brasil
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Em pré-venda no Brasil, Seres M7 tem donos protestando em concessionárias
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Seres E5: SUV híbrido com 1.150 km de alcance chega ao Brasil para testes
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
SUV elétrico de luxo Seres M7 terá entregas no Brasil em abril