Exemplo para o Brasil? Como a Índia quer se tornar grande em carros elétricos
3º maior mercado automotivo do mundo tenta atrair empresas estrangeiras. Enquanto isso, a Tesla está cada vez mais próxima
A Índia está no início de uma revolução elétrica. E, por mais que a prioridade do país seja convencer a Tesla a construir uma fábrica de carros elétricos dentro de suas fronteiras, as autoridades locais estão trabalhando em várias frentes para atrair investidores de todo o mundo.
Um funcionário de relações comerciais disse que o governo iniciou conversas com a Alemanha, o Reino Unido e a Coreia do Sul em busca de parceiros para acelerar a transição ecológica e a disseminação da mobilidade sustentável.
O carro elétrico da indiana Ola
Crescimento incessante
"Há muitos canais abertos e estamos conversando com uma infinidade de países", disse o funcionário, que depois acrescentou que "a prioridade continua sendo favorecer os fabricantes de automóveis indianos, que estarão pessoalmente envolvidos nesse processo de transformação".
O fato é que a Índia, que ultrapassou o Japão, é atualmente o terceiro maior mercado de automóveis do mundo, depois da China e dos Estados Unidos, e está experimentando um crescimento inexorável. Projetada para o futuro e com um crescimento do PIB de 8,7% (dados de 2021), ela está se preparando para a motorização das massas (lembre-se de que, em abril, ultrapassou a China e se tornou o país mais populoso do mundo) e tem um enorme potencial. As políticas destinadas a atrair empresas de todo o mundo, portanto, poderiam desencadear um círculo virtuoso que traria benefícios consideráveis tanto para a economia local quanto para os participantes estrangeiros.
Tesla também pensa em uma nova Gigafactory
Voltando à Tesla, os últimos rumores sugerem que a construção de uma Gigafactory na Índia está cada vez mais próxima. Os mais otimistas afirmam que Elon Musk poderia dar a notícia oficial já em janeiro. A crença decorre das últimas declarações feitas pelo ministro da saúde do estado de Gujarat e porta-voz do governo, que disse que há sinais de esperança a esse respeito.
"Algumas pessoas da Tesla visitaram a região e disseram que há condições de construir uma fábrica", disse o ministro. Especificamente, acredita-se que a cidade de Sanand, que abriga um importante polo industrial automotivo, poderia ser o local ideal para a próxima Gigafactory. A Ford, a Suzuki (com a Maruti) e a MG já operam lá.
Com um PIB em franco crescimento (com taxas de crescimento maiores que as da China há alguns anos), a Índia despontará com a 3ª maior economia do planeta até 2030, segundo as principais agências internacionais, superando Japão e Alemanha e ficando atrás somente de EUA e China.
Nesse cenário, a modernização da indústria automotiva local e uma transição energética mais rápida são pontos fundamentais a serem discutidos. Fortalecimento das empresas nacionais e parcerias com empresas estrangeiras podem caminhar juntos. Quais lições o Brasil poderia aprender com o parceiro do BRICS?
Galeria: Citroën eC3 - Índia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026