A Índia está no início de uma revolução elétrica. E, por mais que a prioridade do país seja convencer a Tesla a construir uma fábrica de carros elétricos dentro de suas fronteiras, as autoridades locais estão trabalhando em várias frentes para atrair investidores de todo o mundo.
Um funcionário de relações comerciais disse que o governo iniciou conversas com a Alemanha, o Reino Unido e a Coreia do Sul em busca de parceiros para acelerar a transição ecológica e a disseminação da mobilidade sustentável.
O carro elétrico da indiana Ola
"Há muitos canais abertos e estamos conversando com uma infinidade de países", disse o funcionário, que depois acrescentou que "a prioridade continua sendo favorecer os fabricantes de automóveis indianos, que estarão pessoalmente envolvidos nesse processo de transformação".
O fato é que a Índia, que ultrapassou o Japão, é atualmente o terceiro maior mercado de automóveis do mundo, depois da China e dos Estados Unidos, e está experimentando um crescimento inexorável. Projetada para o futuro e com um crescimento do PIB de 8,7% (dados de 2021), ela está se preparando para a motorização das massas (lembre-se de que, em abril, ultrapassou a China e se tornou o país mais populoso do mundo) e tem um enorme potencial. As políticas destinadas a atrair empresas de todo o mundo, portanto, poderiam desencadear um círculo virtuoso que traria benefícios consideráveis tanto para a economia local quanto para os participantes estrangeiros.
Voltando à Tesla, os últimos rumores sugerem que a construção de uma Gigafactory na Índia está cada vez mais próxima. Os mais otimistas afirmam que Elon Musk poderia dar a notícia oficial já em janeiro. A crença decorre das últimas declarações feitas pelo ministro da saúde do estado de Gujarat e porta-voz do governo, que disse que há sinais de esperança a esse respeito.
"Algumas pessoas da Tesla visitaram a região e disseram que há condições de construir uma fábrica", disse o ministro. Especificamente, acredita-se que a cidade de Sanand, que abriga um importante polo industrial automotivo, poderia ser o local ideal para a próxima Gigafactory. A Ford, a Suzuki (com a Maruti) e a MG já operam lá.
Com um PIB em franco crescimento (com taxas de crescimento maiores que as da China há alguns anos), a Índia despontará com a 3ª maior economia do planeta até 2030, segundo as principais agências internacionais, superando Japão e Alemanha e ficando atrás somente de EUA e China.
Nesse cenário, a modernização da indústria automotiva local e uma transição energética mais rápida são pontos fundamentais a serem discutidos. Fortalecimento das empresas nacionais e parcerias com empresas estrangeiras podem caminhar juntos. Quais lições o Brasil poderia aprender com o parceiro do BRICS?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Como ficará o boom de carros elétricos nos EUA se Trump vencer?
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033