Hozon Neta: montadora chinesa de carros elétricos prepara estreia no Brasil
Com cinco modelos e mais de 400.000 eletrificados produzidos, empresa acelera expansão internacional
2024 será o ano da invasão das montadoras chinesas de carros elétricos no Brasil. Além das já estabelecidas BYD e GWM, a Chery ampliará seus negócios por meio das marcas Jaecoo e Omoda. Também haverá espaço para montadoras como Zeekr e Hozon Auto, que se prepara para desembarcar no país ao anunciar a contratação de executivos para dar o pontapé inicial na operação brasileira.
A Neta é uma marca de veículos eletrificados lançada na China em 2018. Ela se concentra na fabricação de veículos elétricos a bateria e com extensores de autonomia. Sua linha atual é composta pelos modelos Neta Aya, Neta X, Neta S e Neta GT.
A expansão internacional da Hozon Neta começou em 2022, focando nos mercados do sudeste asiático e Europa no primeiro momento. A empresa já abriu uma divisão de negócios na Europa e iniciou a produção em uma nova fábrica na Tailândia com capacidade anual de 20.000 unidades, a primeira fora da China.
Recentemente, a montadora chinesa assinou um protocolo de intenções com o maior grupo bancário europeu, o BNP Paribas para uma cooperação que incluirá financiamento, seguro e outros serviços.
Galeria: Hozon Auto - Neta X
Com a meta de vender 100.000 veículos elétricos e híbridos em 2024 nos mercados internacionais em 2024, a Hozon Neta planeja entrar em 50 mercados globais, o que inclui a América Latina e, naturalmente, o Brasil.
Neta X
O lançamento mais recente da marca é o Neta X, um SUV elétrico que mede 4,61 metros de comprimento e 2,77 metros de distância entre-eixos. O modelo é impulsionado por um motor elétrico de 120 kW (163 cv) e 210 Nm e tem velocidade máxima de 150 km/h.
Neta GT: esportivo elétrico foi registrado no Brasil
Neta GT
O Neta GT é um cupê elétrico esportivo de duas portas com quatro lugares da Hozon Auto. Lançado na China no início do ano passado, o esportivo elétrico já teve o registro realizado no Brasil.
Ele parece quase um esportivo tradicional movido a gasolina. Tem teto inclinado, entradas de ar maciças no para-choque dianteiro, faróis esticados e maçanetas são retráteis para reduzir o arrasto.
Galeria: Hozon Auto - Neta GT
Medindo 4,71 metros de comprimento e com 2,77 metros de distância entre-eixos, o esportivo elétrico está calçado em pneus 245/45 R19 Michellin.
Disponível em configurações de tração traseira (231 cv) e integral (462 cv), ele cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e 3,7 segundos, respectivamente. O alcance varia entre 560-580 km de acordo com a versão.
Ainda não há data oficial para o começo da operação local, mas tudo indica que o processo será rápido, uma vez que a marca anunciou o início de atividades na Costa Rica há poucas semanas. Fique ligado.
Fotos: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Crise da Volkswagen: fábricas alemãs na mira de montadoras chinesas
Eletrificados avançam 20% na 1ª quinzena no Brasil: veja os mais vendidos
BYD mantém cronograma para iniciar produção em Camaçari em 2025