Última palavra em tecnologia dentro da BYD, o novo Yangwang U8 virá ao Brasil. O SUV da submarca de luxo chegará ao país a partir de 2024, inicialmente para testes e demonstrações, com o lançamento em data ainda não definida. Apresentado como um modelo de vanguarda pela montadora chinesa, o U8 ostenta um trem de força com motores elétricos nas quatro rodas, suspensão ativa e várias tecnologias de ponta.
Ainda em fase inicial de vendas na China, o Yangwang U8 não é um EV puro, mas um EREV (Extended Range Electric Vehicle) com um motor a combustão 2.0 litros que serve como gerador de energia e não impulsiona as rodas e uma bateria de 49,05 kWh suficiente para uma autonomia CLTC de 180 km. Com o tanque de 75 litros cheio e bateria carregada, a autonomia total é de 1.000 km.
A bateria pode carregar de 30% a 80% em 5 minutos. Além disso, o U8 é equipado com 38 sensores diferentes, incluindo 3 lidares, radares de 5 MW, 14 radares ultrassônicos e 16 câmeras. Ele também vem com um docking station de drone opcional.
Com estilo quadrado e robusto e ao mesmo tempo, Yangwang U8 é grande: mede 5,3 metros de comprimento e possui uma distância entre eixos de 3,05 metros. O novo SUV será oferecido com rodas de 20 polegadas e pneus de 275/60 R20.
Montado sobre um chassis de longarinas, ele adota um sistema de propulsão especialmente concebido para a condução off-road. São quatro motores elétricos (dois em cada eixo), com 220-240 kW de potência e 320-420 Nm de torque cada, o equivalente a 1.200 cavalos de potência e 103,5 kgfm de torque, o que não é nada desprezível - foi anunciado que todos os modelos da submarca terão um powertrain com quatro motores elétricos.
Outro destaque do U8 é a proteção IP68, que torna o SUV à prova d'água e capaz de flutuar, como demonstrado pela BYD durante o evento de estreia e o sistema de suspensão hidráulica adaptativa DiSus-X. E tem mais: o U8, assim como o próximo EQG, contará com uma função que permite que o veículo gire em seu próprio eixo, graças aos motores nas quatro rodas.
O U8 é baseado em uma plataforma revolucionária batizada de e⁴ e promete se colocar como um rival para o novo Mercedes-Benz EQG, Hummer EV e o futuro Land Rover Defender EV.
Já o interior do Yangwang U8 esbanja luxo, com predominância de couro nos revestimentos. Seu console central possui três telas. A primeira é o painel de instrumentos com diâmetro de 23,6 polegadas. E a mesma tela está disponível para o passageiro dianteiro. Quanto ao monitor principal, ele tem um diâmetro de 12,8". No entanto, há mais duas telas de 12,8" para a segunda fileira de assentos do Yangwang U8.
Lançado em duas versões e com opções de cinco ou sete lugares, o BYD YangWang U8 está em pré-venda pelo mesmo preço - 1.098.000 yuans, o equivalente a R$ 760.000 em uma conversão direta, tornando-se o carro chinês produzido em massa mais caro já lançado até hoje.
O anúncio para o Brasil não trouxe muitos detalhes mas os concessionários daqui já estão bastante interessados no modelo, então resta esperar por mais informações sobre a vinda do SUV de luxo, inclusive seu preço, antecipando que ele não sairá barato: podemos esperar por algo na faixa de até R$ 1 milhão.
Com Nicolas Tavares, de Shenzhen (China)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais