Apresentado no mercado internacional no final de 2019, o elétrico Porsche Taycan caminha para logo mais receber a chamada atualização de meia-vida. O facelift já está sendo testado e, além do visual reformulado, terá como grande novidade a oferta de versões topo de linha com potência extra. Nesse ponto, todos os rumores apontam para o desenvolvimento do “Taycan GT” com entrega final de mais de 1.000 cv.
A própria Porsche confirmou que a reestilização está em andamento e revelou que protótipos já percorreram mais de 3,6 milhões de quilômetros em testes. Desse total, 300.000 foram realizados em condições de frio e 200.000 em regiões de calor. As provas foram realizados em 17 países, com temperaturas que variaram de -41 a 56 graus celsius.
"O novo Taycan é mais rápido, mais eficiente e tem maior autonomia do que o seu antecessor", disse Kevin Giek, vice-presidente do desenvolvimento do modelo. "Para garantir que cumprimos essas promessas, realizamos um programa de testes exaustivo que é quase comparável ao de um modelo novo."
Visualmente, o facelift dará ao Taycan dianteira com para-choque mais agressivo e conjunto de faróis com configuração HD Matrix LED (os mesmo adotados recentemente pelo Cayenne 2024). Ou seja, serão mais de 32.000 pixels (em dois módulos) e cada pixel poderá ser controlado individualmente. A iluminação é tão poderosa que alcança 600 metros de distância.
O Taycan reestilizado também poderá puxar do Cayenne 2024 elementos do interior. Não tanto em termos de design – já que painel do SUV renovado é inspirado justamente no sedã – mas em termos de tecnologia, com software atualizado e novas funcionalidades adicionadas.
No portfólio, a versão GT chegará ao portfólio do Taycan para ficar posicionada acima do atual Turbo S e deverá rivalizar diretamente com o Tesla Model S Plaid e seus 1.034 cv. Fontes do centro de P&D da Porsche em Weissach, na Alemanha, afirmam que a potência de quatro dígitos será extraída do conjunto de três motores elétricos. Dentro do grupo Volkswagen, o Audi SQ8 E-Tron já adota esquema de motores triplos.
O lançamento é aguardado para o segundo trimestre, começando pela Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Porsche Macan elétrico "sobrecarrega" marca alemã: excesso de pedidos
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Porsche Taycan Turbo GT 2025: o carro mais potente já feito pela marca
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Porsche Taycan 2024 chega aos 952 cv e autonomia de 657 km; no Brasil em 2025