2024 começou com as vendas de carros elétricos e híbridos em alta no Brasil. Nem mesmo a volta da cobrança do imposto de importação foi o suficiente para impedir mais um recorde dos eletrificados: é o segundo melhor mês de toda a série histórica e o melhor janeiro até o momento.
Segundo os dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), janeiro de 2024 manteve o forte ritmo de crescimento do ano anterior. Foram emplacados 12.026 veículos eletrificados (elétricos e híbridos) no país. Número que representa um avanço de 167% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Uma queda de 26% na comparação com as vendas sem precedentes de dezembro de 2023, mas ainda assim superando todas as previsões para o primeiro mês do ano - no total do ano passado foram 93.247 unidades emplacadas.
Dentro do segmento, os carros elétricos a bateria (BEV) se destacaram, assumindo a liderança entre os eletrificados pelo segundo mês seguido, com 4.358 emplacamentos, ou 36% do total - na comparação com janeiro de 2023 (755) o crescimento dos elétricos a bateria foi de impressionantes 477%.
Ainda fortes na preferência, os híbridos plug-in (PHEV) vêm logo depois com 3.910 unidades vendidas, um crescimento de 139% sobre janeiro de 2023 (1.637), com uma participação de 32,5% sobre as vendas totais de eletrificados no mês.
Somando os dois tipos BEV+PHEV, temos a representação de 68,5% das vendas totais do segmento de eletrificados no mês (12.026), consolidando uma tendência de mercado registrada ao longo de 2023.
Enquanto isso, os híbridos convencionais (não plug-in) totalizaram 3.758 emplacamentos em janeiro, sendo 1.593 HEV flex, 1.261 HEV a gasolina e 904 MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), ou 31% do total de eletrificados.
1 - BYD: 4.298
2 - GWM: 2.315
3 - Toyota: 1.593
4 - CAOA Chery: 752
5 - Volvo: 668
Tudo indica que o avanço das vendas de eletrificados deve manter um ritmo forte, mesmo com a volta do imposto. Entre os motivos temos a maior oferta de modelos, maior divulgação da mobilidade elétrica e aumento da infraestrutura de carregamento, sem contar os anúncios recentes de investimentos para eletrificação no setor automotivo.
Fonte: ABVE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Audi lança marca de carros elétricos sem o logo das quatro argolas