Bateria que recupera 160 km de alcance em 4 minutos avança nos testes
A israelense StoreDot anuncia novo progresso no desenvolvimento de células XFC, capazes de suportar 1.100 ciclos de recarga
O carregamento rápido de alta potência é uma função essencial para tornar os veículos elétricos realmente utilizáveis, mas, em geral, tem o efeito colateral de estressar as baterias, reduzindo seu desempenho ao longo do tempo.
Portanto, a pesquisa das empresas se concentra em como manter altos padrões de capacidade e longevidade mesmo com o uso intensivo do carregamento rápido. E até aqui, a empresa israelense StoreDot parece ter sido bem-sucedida nessa missão.
Os primeiros '100in4'
Suas células de carregamento rápido XFC foram implementadas com a nova tecnologia "100in4", que a empresa, especializada no desenvolvimento de baterias, afirma ser capaz de suportar mais de 1.100 ciclos de carregamento rápido, mesmo com células pequenas, mantendo uma eficiência de 80%, conforme exigido pelos padrões automotivos.
O slogan 100in4 significa '100 milhas (160 km) em 4 minutos', referindo-se ao alcance que ela seria capaz de restaurar com uma carga de alta potência, e estará pronta para o mercado dentro de dois anos.
Rumo ao '100in3
Esse é um caminho rápido, já que a meta foi atingida antes mesmo do cronograma de desenvolvimento: essas novas células com a formulação conhecida como 'NMC9xx' prometem uma densidade de energia de cerca de 340 Wh/kg em tamanhos adequados para alimentar veículos elétricos grandes, embora os testes tenham sido realizados até agora em módulos pequenos, nesse caso 3 Ah.
No entanto, a StoreDot garante que essa é uma tecnologia amplamente escalável, que na próxima fase de testes será transferida para células de 140 Ah e testada com vistas à aplicação na produção em série.
A empresa está buscando um desempenho ainda maior: seu plano '100in3' é desenvolver células de estado sólido capazes de recarregar 100 milhas-160 km em apenas três minutos e oferecer uma densidade de energia de 450 Wh/kg até 2028.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
Stellantis promete baterias com metade do custo das atuais até 2030