O Lancia Ypsilon representa muito mais do que um "novo modelo", pois está prestes a experimentar um novo começo na Itália e na Europa. O carro mudou, crescendo em tamanho, conteúdo tecnológico e preço. E também se tornou elétrico.
Os clientes do antigo Ypsilon terão dificuldade em "reconhecê-lo", pois ele é, na verdade, um carro completamente diferente. E apenas um número é suficiente para entender o quão alto o nível foi elevado: a versão CASSINA topo de linha que você vê nas fotos desta página custa pouco menos de 40.000 euros. É verdade que ela será acompanhada por versões híbridas leves a gasolina mais baratas, mas, mesmo assim, os preços a posicionam como um compacto "premium" em todos os aspectos.
Vamos ver os detalhes e como transformou o carro que veremos nas concessionárias italianas em maio.
A revolução é, antes de tudo, estilística. As novas dimensões (mais de 4 metros de comprimento) e a carroceria hatchback mudaram completamente a aparência do Lancia Ypsilon 2024, tradicionalmente visto como um carro urbano "em forma de ovo".
As proporções agora são as de um carro compacto do segmento B (leia-se Peugeot 208, Renault Clio, etc.), mas é interessante se ater ao design caracterizado por certas características estilísticas que revolucionam a identidade da marca.
Na frente, para começar, a grade da Lancia desaparece, agora reinterpretada por um jogo de feixes de LED que reproduzem a forma de uma taça (uma taça de coquetel, não uma taça de vinho - ed.). O escudo desaparece, ou melhor, foi transferido para as colunas traseiras, enquanto o nome LANCIA agora se destaca por completo com letras cortadas a laser no capô.
Ainda mais interessante é a traseira explicitamente inspirada no lendário Stratos, onde dois faróis circulares retornam, dando ao carro uma personalidade agradável, graças também ao jogo de cores criado pela parte superior da porta traseira e pelo teto preto brilhante em contraste com a carroceria.
A versão limitada CASSINA tem tudo a ver com elegância, daí a clássica cor azul Lancia escolhida para esse exemplo, mas os fundamentos estéticos para criar uma bela variante esportiva (leia-se HF) estão todos lá...
Dimensões | Lancia Ypsilon 2024 |
Comprimento | 4,08 m |
Largura | 1,76 m |
Altura | 1,44 m |
Distância entre eixos | 2,54 m |
Capacidade de bagagem | 310-340 litros |
Esse ímpeto vanguardista do design exterior no interior é expresso em formas geométricas que animam o painel de instrumentos do Lancia Ypsilon 2024. A instrumentação foi caracterizada por uma interessante interação de saliências embelezadas com estofamento de tecido.
Há duas telas digitais, cada uma medindo mais de 10 polegadas: a que fica atrás do volante, dedicada ao motorista, e a central, a partir da qual o sistema de informação e entretenimento é controlado, que foi apelidado de S.A.L.A., com um jogo de palavras que evoca o conceito de uma "sala de estar em estilo italiano". E é aí que entra em cena a colaboração com a CASSINA, uma conhecida marca de móveis que projetou a mesa central com esse formato circular específico.
Eles também a chamam de "mesa de centro", o que implica seu uso quando o carro está parado, talvez esperando para ser recarregado. A parte frontal da mesa de centro é revestida de couro costurado à mão. A parte traseira abriga o compartimento para carregamento por indução do smartphone. Smartphones que se conectam sem fio aos instrumentos e permitem o uso do Apple CarPlay ou do Android Auto.
Mas o verdadeiro efeito de "sala de estar" é obviamente proporcionado pelos assentos, que nessa versão CASSINA são estofados em um tecido especial de veludo azul com uma trama "cannelloni" que lembra o histórico tecido Lancia. Dos assentos, o projetista também valorizou o estofamento sustentado, incomum nessa categoria de carro.
O espaço é uma consequência direta das novas dimensões: dois adultos têm um espaço em linha com o de outros concorrentes dessa categoria construídos em uma plataforma tradicional. Entre os dois assentos, para ser claro, há o túnel que rouba um pouco de espaço. A capacidade de carga do porta-malas é média, que é reduzida em alguns litros na versão elétrica, para a qual não há frunk (porta-malas dianteiro).
O novo Lancia Ypsilon CASSINA, como uma versão topo de gama, será comercializado em uma série limitada (os exemplares numerados serão 1906) e exclusivamente com propulsão elétrica. O motor, assim como a plataforma STLA Small sobre a qual o carro foi construído, é o de outros modelos do grupo Stellantis (Peugeot 208, Opel Corsa, etc.) dos quais as especificações técnicas são herdadas em igual medida: 156 cv de potência, 51 kWh de capacidade da bateria e 403 km de autonomia declarada no ciclo de homologação WLTP.
Também há planos para motores a gasolina com tecnologia mild hybrid de 48V com potências de 100 e 136 cv, mas as especificações técnicas ainda não foram oficializadas.
Lancia Ypsilon Edição Limitada Cassina (2024)
Motor | Potência | Tração | |
Lancia Ypsilon CASSINA | Elétrico | 156 cv (260 Nm de torque) | Dianteira |
Lancia Ypsilon a gasolina | Híbrido leve a gasolina 48V | 100 a 136 cv | Dianteiro |
A comercialização do Lancia Ypsilon começará em maio na Itália e depois em outros países europeus (na ordem, Bélgica, Holanda, França e Espanha, seguidos pela Alemanha e Reino Unido).
O único preço do Lancia Ypsilon 2024 comunicado no momento é o da série limitada CASSINA, de 39.500 euros (R$ 210.000), que como configuração topo de gama é oferecida com a lista completa de equipamentos incluindo todos os ADAS funcionais para um nível 2 de assistência ao motorista (Traffic Jam, controle de cruzeiro adaptativo, centralização de faixa etc.) e um sistema de câmera de 180°.
Versão | Preço |
Lancia Ypsilon CASSINA (elétrico) | 39.500 euros (edição limitada de 1906 unidades) |
Lancia Ypsilon a gasolina (híbrido leve) | Não disponível |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Zeekr lança X no Brasil de olho em EX30 por R$ 272.000
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Audi lança Q6 e-tron no Brasil; veja preços e versões
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil