Com o objetivo de facilitar a experiência de recarga dos usuários de carros elétricos, a Audi lançou o App e-tron. O aplicativo reúne todas as informações sobre a rede de recarga Audi e parceiros, bem como benefícios exclusivos para clientes da marca premium.
A Audi fala em promover o avanço da mobilidade elétrica ao abrir o aplicativo para usuários de carros elétricos de outras marcas. Além disso, outro ponto crucial atacado é minimizar a ansiedade de alcance ao oferecer de forma antecipada informações mais detalhadas sobre o eletroposto, como status online/offline em tempo real, disponibilidade e valor cobrado.
Após baixar o aplicativo, que criado pela parceria Easy Volt, o usuário receberá informações breves em formato de tutorial para a melhor usabilidade da plataforma, para em seguida realizar o cadastro. Através do aplicativo, também é possível verificar a disponibilidade de carregadores próximos, traçar rotas por meio do Google Maps/Apple Maps/Waze até um eletroposto e realizar o pagamento da recarga - o preço do kWh nos carregadores AC de 7 kW é R$ 1,47 e nos DC rápidos de 150 kW ou mais é de R$ 3,50.
Durante o workshop de eletrificação a Audi enfatizou os desafios da transição energética no campo da infraestrutura de carregamento e explicou sobre as diferenças técnicas dos tipos de carregamento, baterias e carregadores de seus carros elétricos.
Falando especificamente da recarga, destacou os esforços para firmar parcerias e integrar as redes de carregamento em um único aplicativo, facilitando a vida de quem dirige veículos elétricos. Olhando para o futuro, uma solução mais inteligente é que o ponto de recarga não seja mais "proprietário", ou seja, possa ser utilizado por várias operadoras diferentes e os clientes escolheriam pela tarifa mais baixa, ou algum outro tipo de conveniência.
No entanto, para viabilizar essa realidade são necessários investimentos para o aprimoramento dos protocolos de comunicação. Mas é um caminho promissor e deve ganhar cada vez mais relevância.
A Audi já investiu mais de R$ 87 milhões na infraestrutura de carregamento para eletropostos rápidos no país em parceria com a Porsche, Raízen, EDP e Volkswagen. Além disso, a Enel X investiu no projeto de eletrificação da rede de concessionárias Audi em todo o Brasil.
Todos esses esforços fazem parte do plano estratégico da Audi de lançar somente carros elétricos a partir de 2026 e encerrar definitivamente a produção dos modelos a combustão em 2033.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris