Os organizadores do World Car Awards, eleição anual dos melhores carros do mundo, anunciaram hoje, na abertura do Salão de Genebra, os três finalistas em cada categoria da votação. O resultado final será divulgado ao vivo, em 27 de março, durante o primeiro dia de imprensa do Salão de Nova York.
Na edição 2024, participaram da votação exatamente cem jornalistas automotivos de 31 países, sendo dois deles do Brasil: Henrique Rodriguez (da revista Quatro Rodas) e este repórter que vos escreve. Motor1.com ainda está representado no júri por Carlos Cristófalo (da Argentina), Alessandro Lago (da Itália) e Pablo García (da Espanha).
Na lista de modelos elegíveis este ano havia inicialmente 70 lançamentos recentes, em todas as categorias. Em 22 de janeiro, os jurados do World Car Awards votaram para nomear 10 finalistas para o prêmio principal - o World Car of the Year 2024 (Carro Mundial do Ano 2024) - e cinco finalistas para cada uma das outras categorias, exceto Design. Os votos foram então tabulados pela empresa de auditoria KPMG.
O segundo turno aconteceu em 12 de fevereiro, quando os jurados pontuaram os finalistas do primeiro turno com base em test drives e avaliação de oito parâmetros distintos. Vale destacar que apenas modelos 100% elétricos levaram a melhor na premiação principal. Os três finalistas recém-anunciados em cada categoria são (por ordem alfabética):
BYD Seal
Kia EV9
Volvo EX30
BMW i5
Mercedes-Benz Classe E
Mercedes-Benz EQE SUV
BMW M2
BMW XM
Hyundai Ioniq 5 N
BMW i5
Kia EV9
Volvo EX30
BYD Dolphin
Lexus LBX
Volvo EX30
Ferrari Purosangue
Ford Bronco
Toyota Prius
Na categoria World Car Design of the Year, o processo de eleição é diferente. Antes de serem votados pelos jornalistas, os cinco finalistas foram selecionados por um grupo de seis renomados especialistas em estilo: Gert Hildebrand (que trabalhou nos projetos do Opel Kadett E e do Golf Mk3, entre outros), Patrick le Quément (pai do Twingo), Tsutomu "Tom" Matano (um dos criadores do Mazda MX-5 "Miata"), Victor Nacif (ex-Ford, PSA e Nissan), Shiro Nakamura (que dirigiu o projeto do atual Nissan GT-R) e o Frank Stephenson (designer da linha Mini 2001/2008, do primeiro BMW X5, da Ferrari F430, do Fiat 500 e da atual linha de superesportivos da McLaren - só isso…
Há ainda o prêmio de Personalidade do Ano (World Car Person of the Year), que já foi decidido: o troféu vai para Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull Racing. Ele é o projetista do RB19, carro de corridas mais dominante da história da Fórmula 1. Em 2023, o RB19 venceu 21 das 22 provas, conquistando o sexto campeonato mundial para a Red Bull, o terceiro campeonato para Max Verstappen e estabelecendo o conceito de design a ser seguido pela maioria dos seus concorrentes. Após 35 anos na Fórmula 1 e mais de 200 vitórias em carros de sua criação, Newey está no auge de sua carreira espetacular.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Santander apoia a sustentabilidade no setor automotivo com premiação
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD Dolphin chinês ganha prêmio "Carro Elétrico do Ano" no Japão
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Chineses são destaque na lista de indicados ao "Car of The Year 2024"
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Renault Kwid E-Tech: o carro elétrico de entrada que menos desvalorizou em 2023