Ao analisar o mercado de carros elétricos, notamos que o segmento migrou para os trens de força com tração nas quatro rodas (AWD). Os modelos com tração dianteira (FWD) e tração traseira (RWD) agora são minoria.
Mas nem sempre foi assim. Entre 2010 e 2013, havia apenas modelos FWD e RWD com motor único no mercado. As coisas mudaram no ano modelo de 2014, quando a Tesla introduziu uma versão AWD de motor duplo do Model S (85D).
No ano modelo de 2015, a Tesla expandiu a família de motor duplo para algumas versões (cerca de um quarto de todas as versões no mercado, na época) e, em seguida, dobrou a linha AWD com o recém-lançado Model X no ano modelo de 2016.
Tivemos que esperar até o ano-modelo de 2018 para ver o Tesla Model 3 AWD e até o ano-modelo de 2019 para ver o primeiro modelo AWD com motor duplo que não fosse da Tesla: o Audi e-tron SUV e o Jaguar I-Pace. Na época, a participação do AWD representava cerca de metade de todas as configurações de veículos elétricos.
O domínio do AWD progrediu, inicialmente por meio de modelos premium/de alto desempenho. No entanto, mais tarde, os modelos convencionais também começaram a receber versões com tração nas quatro rodas.
No ano modelo de 2023, vimos os primeiros EVs com três motores e tração integral - o Audi e-tron S, que era equipado com um motor elétrico na dianteira e dois motores elétricos separados na traseira. Enquanto isso, a Rivian apresentou seu trem de força com quatro motores e tração nas quatro rodas nos modelos R1T e R1S (um motor por roda).
Ter um sistema AWD com dois motores ajuda na tração e no desempenho, além de trazer alguns benefícios relacionados à frenagem regenerativa. As versões com três ou quatro motores podem melhorar ainda mais o desempenho por meio da vetorização de torque de determinadas rodas.
Também há desvantagens, na forma de complexidade, custo e peso. A eficiência também é ligeiramente comprometida, portanto, os modelos com um único motor estão no topo da classificação de consumo de energia. Também pode ser difícil instalar dois motores independentes na dianteira, pois esse é o eixo de direção.
O sistema de motor duplo é a maneira mais simples e econômica de obter tração nas quatro rodas. Também acreditamos que é "mais fácil" ou mais "nativo", se você quiser, desenvolver um EV AWD com dois motores elétricos do que um veículo com motor de combustão interna com AWD.
Stellantis: STLA-Large Platform
Há mais de 300 configurações individuais de EV à venda, incluindo diferentes tamanhos de bateria, faixas, configurações de trem de força e rodas. De acordo com nossos dados, aproximadamente três quartos (cerca de 250), ou 75% delas, têm tração nas quatro rodas.
No caso das configurações de tração dianteira, há apenas cerca de 30 delas (menos de 9%). As configurações de tração traseira representam quase 17% de participação (56 configurações).
Esses números não significam automaticamente que as vendas de veículos AWD representam 75% - esse é o número de configurações -, mas parece que a eletrificação transforma o mercado de automóveis em AWD.
Veremos se essa tendência continuará, porque, obviamente, os carros com motor único devem ser mais baratos e muitas empresas estão trabalhando agora em modelos mais acessíveis. Pode haver uma nova onda de modelos FWD/RWD e suas vendas podem ser maiores do que as do AWD daqui a alguns anos.
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