A BYD abre um novo capítulo na guerra de preços na China. A montadora chinesa reduziu a lista de preços do Seagull, vendido no Brasil como Dolphin Mini, seu carro elétrico mais barato, em 5%. Dessa forma, o subcompacto elétrico baixa para 69.800 yuans, o equivalente a R$ 47.900 em uma conversão direta.
Trata de um preço muito agressivo, mesmo para os padrões do mercado chinês. Esse é mais um corte para a BYD em resposta à estratégia da Tesla, Geely, GAC Aion, Leapmotor e Xpeng.
Este ano, a BYD já reduziu os preços em 12% para o SUV elétrico Yuan Plus, conhecido como Atto 3 na Europa. Dessa forma, a marca está tentando reanimar as vendas no que promete ser um ano nada fácil para os fabricantes chineses.
De fato, de acordo com os números divulgados pela Reuters, as vendas de elétricos e híbridos plug-in na China aumentarão em cerca de 13% em 2024, muito menos do que os 38% em 2023. Entre outras coisas, é provável que a BYD ofereça mais descontos até 2024, disse Shi Ji, analista do China Merchants Bank International, com sede em Hong Kong, acrescentando que isso pressionará os lucros da marca, que, por sua vez, planeja cortar fornecedores.
Não que a BYD esteja indo tão mal. A principal fabricante chinesa fechou janeiro de 2024 com quase 207.000 emplacamentos, um aumento de 48% em relação ao mesmo período de 2023 e uma participação de mercado de 31%.
Muito mais distantes estão os concorrentes (incluindo a Tesla), que não ultrapassam 10% do mercado.
BYD Seal
BYD Dolphin (Europa)
BYD ATTO 3
Também na Itália, a BYD reduziu suas listas de preços, com o objetivo de manter seus modelos dentro do limite máximo de acesso aos incentivos ecológicos do Estado. Por exemplo, calculando o valor dos incentivos para carros de 2024, o Seal chega a 40.600 euros (R$ 218.000) sem o sucateamento e 38.600 euros com sucateamento, enquanto o Dolphin Comfort custa 30.790 euros (R$ 166.000) sem sucateamento e 28.790 euros com sucateamento.
Por fim, o Atto 3 Comfort sem sucata pode ser comprado por 35.790 euros (R$ 192.000) e 33.790 euros com sucata.
No Brasil, um mercado menor, mas onde as vendas de elétricos e híbridos plug-in continuam crescendo a taxas mais robustas, a BYD tem mantido sua estratégia, sem grandes mudanças nos preços. Por aqui, o Seal ainda é vendido por R$ 296.800, preço de lançamento, enquanto o Yuan Plus teve uma redução para R$ 229.800 e assim se manteve, bem como o Dolphin (R$ 149.800) e Dolphin Plus (R$ 179.800).
Lançamento mais recente, o BYD Dolphin Mini chegou por R$ 115.800 com bônus de R$ 10 mil para as primeiras unidades. Esperava-se um preço menor, abaixo de R$ 100 mil, o que poderia acelerar ainda mais a participação da marca por aqui.
Fonte: Reuters
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