O esperado Porsche Taycan Turbo GT 2024 já é uma realidade. A versão topo de linha do GT elétrico renovado oferece até 815 kW (1.108 cv) de potência e, em particular, se equipada com o pacote Weissach, acelera até aos 100 km/h em 2,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 305 km/h.
A Porsche há muito tempo se orgulha de fabricar carros leves, envolventes, precisos e rápidos, priorizando a experiência de dirigir em relação aos números de desempenho bruto. Na era dos veículos elétricos, essa visão está evoluindo devido à eficiência superior dos motores elétricos em comparação com os motores de combustão. Isso significa que a personalidade característica da Porsche agora se cruza inevitavelmente com números de desempenho de quatro dígitos.
E é exatamente isso que você está obtendo hoje, com o novo Porsche Taycan Turbo GT e o Turbo GT com o pacote Weissach. Esse é incontestavelmente o novo rei do desempenho da Porsche, superando até mesmo o condecorado 992 911 GT2 RS e o há muito desaparecido híbrido 918 Spyder.
O InsideEVs testou um de seus irmãos mais sensatos na Califórnia no mês passado, o Taycan 4S 2025. Saímos de lá impressionados com seu alcance e desempenho de carregamento, apesar dos testes em condições climáticas adversas. De fato, os Taycans da linha 2025 estão entre os veículos elétricos de carregamento mais rápido dos EUA no momento.
Em nosso teste de carregamento no mês passado em um carregador rápido Electrify America DC de 350 kW, o Taycan 4S apresentou uma taxa de carregamento de pico de 295 kW. Ele passou de 8% para 80% em apenas 18 minutos. Seu alcance no mundo real agora está confortavelmente acima de 480 km, embora estejamos aguardando as classificações oficiais da EPA. O absurdo Taycan Turbo GT, por outro lado, é mais uma questão de desempenho do que qualquer outra coisa.
Para se diferenciar das outras variantes, ele apresenta um spoiler dianteiro com lâminas aerodinâmicas. As rodas forjadas leves de 21 polegadas e as saias laterais SportDesign com incrustações de fibra de carbono conferem a ele uma postura robusta voltada para a pista. Os espelhos retrovisores e as colunas B também têm acabamento em fibra de carbono. Para maior força descendente nas curvas, há um novo spoiler adaptativo, com uma aba Gurney que permite uma força descendente total de 485 libras. (O carro sem o pacote Weissach recebe um spoiler de rabo de pato).
No interior, ele recebe bancos esportivos ajustáveis em 18 direções e vários elementos exclusivos, como o bordado exclusivo do Turbo GT e as cores interiores contrastantes Volt Blue ou GT Silver.
Porém, o mais importante é que a Porsche parecia determinada a eliminar o máximo de "calorias" possível do Taycan. Com o pacote Weissach, os bancos traseiros desapareceram. (Quatro assentos estão disponíveis sem o pacote.) Em vez disso, você recebe um compartimento de armazenamento atrás dos assentos do motorista e do passageiro dianteiro com revestimento de fibra de carbono. Isso, segundo a Porsche, economiza 71 kg de peso em comparação com o Taycan Turbo, que pesa apenas um pouco mais de 2.270 kg.
O Taycan Turbo GT apresenta algumas grandes melhorias no departamento de trem de força. Novos inversores de pulso de 900 amperes - dispositivos-chave em motores elétricos que regulam o fluxo de corrente para os enrolamentos do motor - com semicondutores de carbeto de silício reduzem significativamente as "perdas de comutação" e permitem "frequências de comutação" mais altas.
Para contextualizar, o Taycan Turbo S usa inversores de pulso de 600 amperes. Mas deixando de lado o jargão técnico, tudo isso significa um desempenho incrível.
A potência base aumentou apenas ligeiramente, de 774 cv no Turbo S para 789 cv no Turbo GT. Com controle de lançamento, o Turbo S atinge no máximo 1.033 cv e 1.109 Nm de torque, enquanto o recém-revelado Turbo GT leva isso para o próximo nível, com 1.108 cv e 1.338 Nm de torque por dois segundos.
Também há um "modo de ataque", que libera 163 cv com o toque de um botão por 10 segundos.
De 0 a 96 quilômetros por hora, a aceleração leva apenas 2,2 segundos. Com o pacote Weissach, são 2,1 segundos. O Turbo S faz o trabalho em 2,3 segundos. Vale a pena observar que o Taycan Turbo GT pode espremer cerca de 1.100 cavalos de potência apenas com dois motores elétricos, um em cada eixo, enquanto a concorrência é equipada com três.
O Porsche não está buscando os melhores números de desempenho aqui. Com o pacote Weissach, a velocidade máxima em linha reta do Taycan Turbo GT é de 305 km/h, enquanto o pacote Model S Track atinge 322 km/h e o Air Sapphire atinge 330 km/h. No entanto, em uma pista de corrida, o Turbo GT provavelmente vai superar qualquer outro sedã elétrico de quatro portas com sua magia aerodinâmica.
Na verdade, ele já fez isso. Um Taycan pré-produção preto e baixo, com uma asa traseira fixa, um kit de carroceria esportivo e placas de número alemãs foi visto abraçando as curvas de Nürburgring a velocidades incríveis no início deste ano. Ele foi cerca de 17,6 segundos mais rápido que o Tesla Model S Track Package ao redor da lendária pista de corrida. Presumimos que a Porsche estava testando o Turbo GT naquela época, e agora está entrando em produção.
O Porsche Taycan Turbo GT 2025 já está disponível para encomenda nos EUA a um preço inicial de US$ 230.000, excluindo taxas e frete. As entregas começam no verão de 2024. Para o Brasil, a nova versão de topo está confirmada e será lançada no ano que vem.
A Porsche disse que o 911 continuará a ter um motor a combustão "pelo maior tempo possível". Portanto, um Taycan elétrico no topo das tabelas de desempenho da Porsche pode agora ser o novo normal.
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