A BYD está realizando uma verdadeira ofensiva contra os modelos a combustão ao reduzir de forma agressiva os preços de seus modelos híbridos e elétricos nos principais mercados. No entanto, isso é só o começo de um plano mais ambicioso para acelerar o ganho de participação dos eletrificados plug-in no mercado.
Segundo apurado pela imprensa chinesa, em uma reunião recente executivos de alto escalão da BYD declararam que a empresa mobilizará todos os seus pontos fortes em tecnologia e cadeias industriais para travar uma "batalha de libertação" ao longo dos próximos 3 anos.
Na prática, foi relatado que a BYD irá dar seu grande próximo passo com a atualização de suas plataformas. No caso, o sistema híbrido DM-i (Dual Model) e também a arquitetura elétrica e-Platform.
Montadora exclusiva de carros elétricos e híbridos plug-in, a BYD vendeu ao todo mais de 3 milhões de veículos em 2023, se tornando a maior fabricante de eletrificados do mundo. Além disso, superou pela primeira a vez a Tesla nas vendas de carros elétricos a bateria (BEV) no quarto trimestre do ano passado.
Voltando um pouco no tempo, a BYD lançou seu sistema híbrido DM em 2008, que chegou à quarta geração em 2021, se dividindo entre a tecnologia DM-p mais orientada para o desempenho e DM-i mais orientada para o consumo de energia.
Agora, a gigante chinesa se prepara para lançar a 5ª geração do sistema DM-i, que, segundo o que foi relatado, entregará números impressionantes de eficiência e consumo, com médias estimadas de apenas 2,9 l / 100 km (34,4 km/l) e alcance combinado de até 2.000 km com tanque cheio e bateria com carga total.
Falando dos carros elétricos (BEV), o reportagem cita que a elogiada arquitetura e-Platform 3.0, que serve de base para modelos mais recentes como Dolphin, Dolphin Mini, Seal e Yuan Plus, por exemplo, será atualizada para a versão 4.0 ainda em 2024.
Entre as pontos positivos da plataforma está o uso de baterias de lâmina com alto nível de segurança e um trem de força elétrico '8 em 1", que integra motor, inversor, transmissão e demais componentes em um único conjunto, reduzindo peso, volume e custos de produção.
No entanto, segundo relatado pela matéria a próxima e-Platform 4.0 ainda teria como melhorar a integração de componentes. Com mais peças sendo integradas e menos chicotes elétricos, haverá espaço para novas reduções de custos, impactando em novas reduções no preço final dos carros elétricos da marca.
Todo esse esforço tem como objetivo dar um passo adiante além da concorrência com as montadoras de carros elétricos e começar a brigar diretamente com os carros a combustão. O maior objetivo da BYD em sua "batalha de libertação" é capturar mais participação no mercado de carros a gasolina e levar três anos para levar a penetração do NEV (New Energy Vehicles) a um nível totalmente novo, aponta a reportagem.
Fonte: CNEVPost
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