O novo Audi Q6 e-tron foi apresentado de forma oficial como o quarto carro elétrico da linha, preenchendo a lacuna entre o Q4 e-tron e o Q8 e-tron em termos de tamanho e preço. Trata-se de um SUV elétrico baseado na nova plataforma Premium Platform Electric (PPE) da nova geração do Porsche Macan, que introduz uma série de novos recursos em termos de tecnologia e dinâmica de condução.
O Audi Q6 e-tron pode ser encomendado a partir do final de março e início de abril, antes de chegar às concessionárias em meados do ano, inicialmente em duas versões diferentes, ambas com tração nas quatro rodas.
Apesar dos grandes números, o novo Audi Q6 e-tron disfarça muito bem suas dimensões. Ele é alguns centímetros mais longo que seu irmão Q5, mas é alguns centímetros mais baixo, chegando a 1,65 metro. Ele fica exatamente no meio entre o Q4 e-tron e o carro-chefe Q8 e-tron, superando o primeiro em 20 centímetros de comprimento e parando 15 centímetros abaixo do segundo. Em termos de estilo, todas as características de estilo que fizeram a fortuna da Audi nos últimos anos estão presentes, com linhas elegantes, suaves e musculosas ao mesmo tempo.
Audi Q6 e-tron (2024)
A nova plataforma tornou possível minimizar os balanços, especialmente na dianteira. A lateral é enfeitada por rodas que variam de 18 a 21" de diâmetro, dependendo da versão, e não faltam elementos hi-tech distintos, como os novos faróis OLED que têm uma assinatura de luz que pode ser personalizada a partir da tela central de informação e entretenimento e são capazes de representar uma série de símbolos que se comunicam com outros carros e com o ambiente ao redor.
O interior do novo Q6 e-tron já foi revelado em detalhes há alguns meses e apresenta uma série de novas soluções que serão adotadas em toda a linha daqui em diante. Uma das principais é a grande tela curva dupla, composta por uma tela de instrumentos de 11,9" e uma tela central de 14,5", ambas OLED. Há também um head-up com função de realidade aumentada e uma tela dedicada ao passageiro que, por ser polarizada, pode ser usada para assistir a vídeos sem distrair o motorista.
Audi A6 e-tron (2024)
Todo o sistema de informação e entretenimento é baseado na tecnologia Google Automotive e integra software para planejamento de carregamento em rota, exibindo estações DC e AC, também mostrando quais pontos de carregamento estão ocupados e pré-aquecendo a bateria. Quase todos os controles estão integrados na tela sensível ao toque, inclusive o controle climático, exceto o controle de volume e as luzes de emergência.
A escolha dos materiais é boa, com couro sintético alternando com microfibra dinâmica (no Q6 mais esportivo) e plásticos usinados, apenas um pouco rígidos nas partes inferiores da cabine. Considerando as generosas dimensões externas, o porta-malas é grande (526 litros de capacidade), há um porta-malas de 64 litros sob o capô dianteiro e, mesmo no interior, é possível viajar confortavelmente. Apenas o quinto passageiro é sacrificado pelo túnel central saliente e pela largura estreita do encosto.
O Audi Q6 e-tron estará disponível no lançamento em duas versões diferentes, ambas com tração nas quatro rodas, o nível de entrada de 285 kW (387 cv) e o SQ6 de 380 kW (516 cv): o primeiro está disponível com duas baterias diferentes, uma com 79 kWh líquidos e uma maior de 95 kWh, a última apenas com a bateria maior. No que diz respeito ao alcance, o "básico" tem autonomia de 625 km, de acordo com o ciclo de homologação WLTP, e de 585 km no SQ6. Mais tarde, também chegarão duas variantes de tração traseira que podem ser combinadas com ambas as baterias.
Audi Q6 e-tron (2024)
Em comparação com seu primo Porsche Macan, que usa motores síncronos de ímã permanente na frente e atrás, a Audi usa um assíncrono (menos potente e mais barato) para as rodas dianteiras, que tem a vantagem de poder ser desconectado durante a condução e, assim, reduzir o consumo. No que diz respeito ao carregamento, o Q6 e-tron é equipado com um carregador de bordo de 11 kW AC (o carregador de 22 kW chegará em breve como opcional) e um carregador DC de 270 kW que, graças à sua arquitetura de 800 volts, permite o carregamento de 10 a 80% em 21 minutos.
O Audi Q6 e-tron pode ser encomendado a partir do final de março e início de abril, antes de chegar às concessionárias no verão. Quanto aos preços, o Q6 e-tron começa em cerca de 79.000 euros (R$ 431.000), enquanto o SQ6 começa em cerca de 97.000 euros (R$ 530.000), com todos os preços excluindo incentivos e descontos.
Confirmado para o Brasil, o Audi Q6 e-tron deve desembarcar por aqui na sequência dos mercados europeus, em algum momento do segundo semestre de 2024. A pré-venda deve ter início em breve.
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