Os super SUVs off-roads com motores potentes e desempenho de tirar o fôlego sempre foram prerrogativa dos mercados do Oriente Médio, dos Estados Unidos e, até certo ponto, da Rússia, mas, nos últimos anos, o mundo dos SUVs off-roads exagerados parece ter voltado seu olhar para a China.
Os fabricantes chineses tradicionais, mas também as startups mais novas, começaram de fato a apresentar seus SUVs off-roads gigantes que têm até mais de 1.000 cv e podem até se mover em águas profundas.
Mas o que são esses super e hiper SUVs off-roads chineses que desafiam modelos históricos, como o Mercedes-AMG Classe G ou os Range Rovers mais potentes. Será que algum dia eles chegarão até nós? Vamos descobrir juntos, em ordem estrita de potência crescente!
Vamos começar "devagar", com um novo SUV off-road chinês com alta potência, mas não exagerada. Esse é o Polestones 01, o primeiro trabalho da marca nascida em 2023 sob a propriedade da startup Rox Motor, que na China iniciou sua fortuna com o sucesso do aspirador robótico Roborock.
Polestones 01
O Polestones 01 é um enorme híbrido plug-in com extensor de alcance projetado pela Pininfarina, com até 5,29 metros de comprimento, com 6 ou 7 assentos e pesando 2.580 kg. Esse gigante conta com um motor 1.5 a gasolina que tem a única tarefa de recarregar a bateria de 56 kWh que alimenta os dois motores elétricos de 476 cv.
A autonomia elétrica no ciclo CLTC é de 235 km, enquanto a autonomia combinada oferecida pela bateria e pelo tanque de gasolina é de 1.338 km. O preço base na China do Polestones 01 é de 349.900 yuans, o que equivale a cerca de R$ 242.000 na taxa de câmbio atual.
Da GWM vem a marca Tank, especializada em veículos off-road e SUVs grandes com ambições off-road. O modelo mais recente e, ao mesmo tempo, mais ambicioso é o Tank 700 Hi4-T, um veículo off-road com 5,09 metros de comprimento e 3.110 kg que foi criado como um híbrido plug-in e será acompanhado por uma versão a gasolina.
Tank 700 Hi4-T
O motor do Tank 700 Hi4-T é uma unidade a gasolina 3.0 V6 com 360 cv, acompanhado por um motor elétrico de 163 cv para atingir um total de 523 cv transmitidos à tração nas quatro rodas.
A bateria de 37,1 kWh lhe dá uma autonomia elétrica declarada de 90 km no ciclo WLTC e 1.100 km no total. As listas de preços chinesas começam em 428.000 yuans, ou R$ 296.000.
Subindo um pouco mais na lista dos novos off-roaders chineses mais potentes está o Fang Cheng Bao 5 ou Leopard 5, nascido sob a asa da empresa controladora BYD sob a nova marca Fangchengbao (ou Fang Cheng Bao).
Fang Cheng Bao 5
O Bao 5 é um SUV off-road híbrido plug-in que mede 4,89 metros de comprimento e, portanto, é um pouco mais compacto do que os outros modelos da nossa lista, mas possui um motor 1.5 a gasolina e dois motores elétricos que produzem um total de 687 cv em um peso de 2.890 kg
Tração nas quatro rodas faz parte do pacote e a aceleração de 0 a 100 km/h leva 4,8 segundos, enquanto a autonomia elétrica fornecida pela bateria de 31,8 kWh do é de 125 km no ciclo CLTC. O preço chinês do Fang Cheng Bao é de pelo menos 289.800 yuans (cerca de R$ 200 mil).
Um dos dois "monstros" mais impressionantes da nova onda de super off-roaders chineses é o M-Hero 917 da marca Mengshi da gigante Dongfeng.
Com 4,98 metros de comprimento e um peso impressionante de 3.293 kg, o M-Hero 917 também foi projetado para os mercados internacionais (incluindo a Europa), onde poderá chegar nos próximos anos em uma versão 100% elétrica ou híbrida plug-in com extensor de autonomia (EREV).
M-Hero 917
O M-Hero 917 elétrico tem quatro motores elétricos com um total de 1.088 cv, uma autonomia WLTP de 450 km com a bateria de 142,7 kWh e 4,2 segundos de 0 a 100 km/h. O EREV, por outro lado, tem um motor a gasolina de 197 cv combinado com três motores de tração elétrica com um total de 816 cv. Nesse caso, a bateria de 65,8 kWh proporciona uma autonomia elétrica de 155 km e um total de 750 km. Na China, ele custa no mínimo 637.700 yuans (cerca de R$ 440 mil).
O mais exagerado de todos, no entanto, é o YangWang U8, um off-roader híbrido plug-in extensor de autonomia que também pode se mover na água e fica no topo da nova marca de luxo da BYD.
YangWang U8
O YangWang U8 tem 5,31 metros de comprimento, peso de 3.460 kg e é impulsionado por quatro motores elétricos que também permitem que ele se ligue sozinho como um tanque, enquanto a bateria é recarregada na tomada ou por meio do motor 2.0 turbo a gasolina.
A potência total é de 1.196 cv, com um torque de 1.280 Nm, e apresenta uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. A bateria de 49,05 kWh proporciona uma autonomia elétrica de 180 km no ciclo CLTC e uma autonomia total de mais de 1.000 km. No mercado chinês, o YangWang U8 é vendido a um preço base de 1.089.000 yuans (R$ 752.000 na taxa de câmbio atual). Este modelo já tem lançamento confirmado no Brasil.
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