Em um evento de estratégia, a Nissan apresentou novos planos para o período até 2030. Aparentemente, o "The Arc" tem a intenção de concretizar o plano "Ambition 2030" de 2021. No entanto, a ofensiva de produtos planejada não foi tão detalhada. O que é interessante, no entanto, são os anúncios sobre uma nova geração de carros elétricos para 2027 e novas baterias.
Como parte do plano, a Nissan quer "se preparar para uma transição acelerada para os carros elétricos". No entanto, o objetivo é ter um "portfólio de produtos equilibrado de modelos eletrificados e a combustão". 30 novos modelos devem ser lançados até o ano fiscal de 2026 (que, na Nissan, vai até março do ano seguinte). No entanto, apenas 16 deles são eletrificados, ou seja, têm pelo menos suporte híbrido leve.
"Na Europa: lançar seis modelos totalmente novos; atingir 40% de mix de vendas de veículos de passageiros EV" (Nissan)
Dos 30 modelos, apenas uma pequena parte virá para a Europa. Apenas seis novos modelos estão planejados para o nosso continente até 2026. A Nissan está deixando em aberto quantos desses modelos serão eletrificados ou até mesmo puramente elétricos. No entanto, 40% das vendas deverão ser representadas por "EVs". Se isso realmente significa carros elétricos puros (BEVs), isso seria ambicioso, já que no ano passado a Nissan só alcançou uma participação de BEV de 9% na Alemanha. No entanto, a Nissan pode estar contando PHEVs, HEVs e MHEVs como "EVs", o que distorce os dados.
A próxima geração de carros elétricos deverá ser lançada no ano fiscal de 2027. Espera-se que o custo dessa geração caia 30% em comparação com o atual Ariya. A redução de custos será obtida com o desenvolvimento de carros elétricos em famílias de modelos. Para cada uma dessas famílias, um veículo principal aparentemente será desenvolvido primeiro, a partir do qual vários veículos subsequentes serão derivados. 70 por cento dos componentes poderão ser adquiridos. Isso deve tornar o desenvolvimento dos veículos subsequentes metade mais barato e quatro meses mais curto.
"A redução significativa dos custos de EV da próxima geração será alcançada por meio do desenvolvimento agrupado de 'famílias', com a produção de veículos sob essa abordagem começando no ano fiscal de 2027" (Nissan)
A produção "modular" também deve reduzir o tempo de fabricação por veículo em 20%. Os primeiros carros da nova geração de veículos elétricos devem ser fabricados a partir do ano fiscal de 2027. A Nissan tem como objetivo alcançar a paridade de custos entre veículos elétricos e motores de combustão até 2030.
A Nissan também planeja introduzir baterias aprimoradas até o ano fiscal de 2028. As novas baterias NCM devem ter um tempo de carregamento rápido 50% menor. Para orientação: o Ariya pode ser carregado de 20 a 80% em 30 minutos. A partir disso, o site calcula velocidades de carregamento de 1,3 ou 1,7 kWh/min - o que não é muito lento para um veículo de 400 volts. Velocidades de carregamento significativamente mais altas, como parece ser o objetivo da Nissan, provavelmente só podem ser alcançadas com sistemas de 800 volts.
Além disso, a densidade de energia das baterias NMC deve melhorar em 50% em comparação com a do Ariya. Se o tamanho e/ou o peso da bateria forem mantidos, isso significaria um alcance 50% maior, ou seja, até 800 km em vez dos 531 km anteriores.
Espera-se que as novas baterias LFP, que serão desenvolvidas e produzidas no Japão, custem 30% menos do que as baterias do Nissan Sakura EV. As baterias de estado sólido também devem ser lançadas no mercado até o ano fiscal de 2028, como a Nissan já confirmou.
Conclusão
A Nissan quer acelerar a eletrificação e está planejando uma ofensiva de modelos. Mas os objetivos permanecem vagos. O plano "Ambition 2030" de 2021 era mais concreto. Naquela época, foram prometidos 15 carros elétricos, incluindo o sucessor do Leaf, o Qashqai elétrico e outros. No entanto, é provável que o próximo carro elétrico da Nissan seja o Micra elétrico, que provavelmente será lançado este ano.
Fonte: Nissan global
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