Enquanto os Estados Unidos ainda estão se ajustando à era dos carros elétricos, a China pisa fundo no acelerador. As montadoras chinesas venderam mais carros elétricos em janeiro de 2024 do que os 19 países seguintes juntos! E não param por aí: eles querem continuar a liderar as novas tecnologias de bateria.
E como já abordamos aqui muitas vezes, uma das novidades mais aguardadas é a bateria de estado sólido. Imagine um carro elétrico que pode ir mais longe, recarrega muito mais rápido e dura muito mais tempo. Essa é a promessa das baterias de estado sólido, e a China está liderando a corrida no seu desenvolvimento.
Bateria de estado sólido
Uma empresa chinesa chamada IM Motors disse que irá lançar o primeiro carro elétrico do mundo com essa tecnologia. O carro se chama Zhiji L6 e, se tudo ocorrer conforme programado, será uma verdadeira revolução.
A bateria do L6 seria capaz de levar o carro a mais de 1.000 km com uma única carga, e recarregaria em apenas alguns minutos. Isso seria um grande avanço em relação aos carros elétricos de hoje, que geralmente andam menos e demoram mais para recarregar.
Vale lembrar que muitas montadoras estão trabalhando no desenvolvimento de baterias de estado sólido, como as ocidentais Volkswagen e BMW, além das japonesas Toyota e Nissan, só para citar alguns exemplos. A previsão média de viabilização dessa tecnologia é por volta de 2027.
Mas voltando ao caso chinês, será que a IM Motors está falando a verdade? É preciso esperar o Salão de Pequim e conferir ao vivo a novidade. Independentemente disso, uma coisa é certa: a China está se tornando a líder mundial em tecnologia de carros elétricos e promete acirrar a concorrência.
Fonte: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026