A Tesla vem falando sobre seu robotáxi há anos. E, depois de muita conversa, o projeto está finalmente tomando forma. No entanto, não é a empresa americana que está dando notícias sobre os últimos desenvolvimentos, mas seu fornecedor CATL, que, em nome de seu presidente Robin Zeng, anuncia como serão feitas as baterias para o novo veículo autônomo criado por Elon Musk.
Zeng, falando à Bloomberg News em uma reunião em Hong Kong, confirma que o principal fabricante de baterias do mundo será responsável pela construção das baterias para o carro autônomo da Tesla. Mas ele não lidará com isso diretamente.
O presidente da CATL diz que a empresa chinesa fornecerá as máquinas para a produção das novas baterias à Tesla, que as instalará em sua fábrica em Nevada.
"Sempre há espaço para manobras quando se trata de redução de custos. Mas, no caso do robotáxi, a prioridade é um pouco diferente. Usaremos baterias com uma vida útil muito longa, e é esse aspecto que possibilitará um custo médio realmente mais baixo", diz ele.
"Diferente", acrescenta Zeng, "é o caso do Tesla de US$ 25.000. Nesse caso, é preciso criar baterias realmente baratas para tornar o projeto lucrativo".
De que tipo de baterias ele está falando, no entanto, ainda é um mistério. Elas provavelmente serão de lítio-ferro-fosfato, mas não é tanto a química que interessa. Mais interessante é o fato de que a Tesla e a CATL também trabalharão juntas para otimizar as operações de carregamento e reduzir o tempo de permanência na estação de carregamento.
O anúncio feito pela alta administração da CATL está perfeitamente alinhado com a estratégia da Tesla, que começou a trabalhar na expansão da Giga Nevada no início do ano. Isso é feito com um investimento de US$ 3,6 bilhões que expandirá a fábrica com a adição de 370.000 metros quadrados de edificações. Eles serão usados para a produção de 4680 células e a construção de baterias para o Tesla Semi e também para robôs-eixo.
Falando em robotáxis, ainda há um nó a ser desvendado. Embora seja verdade que o veículo será baseado na nova plataforma da Tesla, que também será usada pelo Model 2, ainda não se sabe se, no nível da carroceria, ele será semelhante a este último ou terá uma aparência diferente, otimizada para o serviço para o qual será usado.
O acordo da CATL, por outro lado, se assemelha muito ao acordo entre a gigante das baterias e a Ford. Nesse caso, também, e especificamente para a produção de baterias LFP, a Blue Oval usará maquinário da China para produzir internamente, confiando o suporte e os serviços auxiliares ao fornecedor oriental.
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