A Ford adiou os planos para construir sua próxima geração de veículos elétricos. A produção da picape elétrica com o codinome "Projeto T3" foi adiada de 2025 para 2026. O SUV elétrico de três fileiras, que o CEO da Ford, Jim Farley, descreveu certa vez como um "trem-bala personalizado", agora está programado para chegar em 2027, em vez de 2025.
A fabricante de Dearborn disse que era necessário mais tempo para permitir que o mercado de veículos elétricos amadurecesse. Nesse meio tempo, a Ford disse que se beneficiaria dos avanços contínuos na tecnologia de baterias.
Doug Field, diretor de EV e sistemas digitais da Ford, indicou no ano passado que o SUV da família chegaria em 2025 com 563 km de alcance. Seria um EV do tamanho do Explorer fabricado em Oakville, Ontário, Canadá. A caminhonete elétrica, por sua vez, será fabricada na fábrica de BlueOval City, no oeste do Tennessee.
O utilitário esportivo familiar não deve ser confundido com o Explorer que está à venda atualmente na Europa - esse é baseado n a plataforma modular elétrica da Volkswagen, conhecida como MEB. O SUV familiar da Ford para a América do Norte será baseado em uma plataforma EV nativa sob medida.
A produção do Edge será encerrada no próximo mês na fábrica de Ontário (Canadá), que passará por uma atualização para produzir este SUV elétrico inédito. No entanto, o atraso estenderia as demissões de cerca de 2.700 trabalhadores.
"Valorizamos nossa força de trabalho canadense e entendemos que esse atraso terá um impacto sobre a equipe. A empresa trabalhará com a Unifor [o sindicato] para mitigar o impacto que o atraso no lançamento terá sobre sua força de trabalho em Oakville", disse a Ford no anúncio.
A Ford disse que continuaria a se concentrar em sua linha existente de veículos a gasolina, híbridos, PHEV e elétricos nesse meio tempo, dependendo da demanda. Há também uma gama de EVs acessíveis a caminho, sob o que a Ford chama de projeto "skunkworks".
"Estamos comprometidos com a expansão de um negócio lucrativo de veículos elétricos, usando o capital com sabedoria e trazendo ao mercado os veículos certos a gasolina, híbridos e totalmente elétricos no momento certo", disse Farley. "Nossos veículos elétricos inovadores de última geração serão novos desde o início e totalmente habilitados por software, com experiências digitais cada vez melhores e uma infinidade de serviços potenciais", acrescentou.
Atualmente, há vários SUVs elétricos de três fileiras à venda nos EUA. Algumas opções incluem o Tesla Model Y e X, o recém-lançado Kia EV9, o Rivian R1S e os SUVs Mercedes-Benz EQB e EQS.
Muitos outros estão sendo preparados, incluindo a versão de produção do conceito "bZ large SUV" da Toyota, que será fabricado em Kentucky, o Volvo EX90, o Hyundai Ioniq 7 e o Lucid Gravity, entre outros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos